Isolamento social deve ser mantido na região das Vertentes


Saúde

Da redação 0

Cenário do comércio em SJDR (Foto: Geraldo. S. Jr.).

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus covid-19, em São João del-Rei, acaba de divulgar o resultado de uma reunião por videoconferência, nesta segunda-feira (14), de prefeitos dos 51 municípios da macrorregião de Barbacena, incluindo São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, com representantes do Ministério Público e autoridades médicas, para discutir o possível retorno das atividades do comércio na próxima semana.

Os prefeitos foram orientados, a partir de dados transmitidos pelo corpo técnico presente, no sentido de que ainda não é o momento para reabertura do comércio e, sim, de continuar mantendo as medidas de isolamento social. No último sábado (12), o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, havia defendido em suas redes sociais uma consulta pública para ouvir a população e o Ministério Público sobre a reabertura do comércio no município, seguindo orientações de higienização da Organização Mundial da Saúde (OMS), com álcool em gel na entrada e controle do fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos, nos mesmos moldes que vem acontecendo nas atividades essenciais como supermercados e farmácias. Ele disse que estava preocupado com as demissões em São João del-Rei desde o início do isolamento social e o futuro das micro e pequenas empresas que já começaram a decretar falência nesse mesmo período.

Na teleconferência, as autoridades apresentaram um levantamento, publicado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que aponta a necessidade de 20 leitos equipados de UTI para cada 100 mil habitantes dentro dos padrões da OMS. É na UTI que são atendidos os pacientes em situação mais grave, que precisam de monitoramento 24 horas por dia e uso de respiradores e monitores cardíacos.

Como os municípios da região não contam com a estrutura definida pela OMS como a ideal, a medida mais viável no momento é a da continuidade do isolamento social. Com base no mesmo levantamento, observa-se que, se a região mantiver o isolamento, a curva de contágio da doença poderá ser achatada, ou seja, evitar-se que uma quantidade enorme de pacientes se infecte ao mesmo tempo e precise de tratamento médico simultaneamente.

Fonte: Maíra Eduardo - Assessoria de Imprensa / CEC-19 Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em SJDR

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário