JL 15 anos!


Editorial

0

Levantamento inédito, publicado recentemente (13/03/2018) pelo portal “Comunique-se” *, com base em interações entre 1.822 perfis de Facebook e páginas de notícias, revela que o maior grupo de leitores de páginas da imprensa tradicional têm de 20 a 30 anos (33,3%). Já o maior grupo de leitores de páginas de esquerda tem mais de 50 anos (26,1%), enquanto os de direita são um pouco mais jovens (30% têm entre 41 e 50 anos).

Outra constatação da pesquisa que chama atenção é a quantidade de leitores com educação superior: são 75,8% dos que interagiram com páginas da imprensa tradicional; 67,7% dos que interagiram com páginas de direita e 74,1% dos que interagiram com páginas de esquerda. Do total de usuários de internet no Brasil, apenas 13,1% têm ensino superior, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Este é um resultado auspicioso, especialmente no momento em que o Jornal das Lajes completa 15 anos de existência. O nosso principal desafio, como parte da imprensa tradicional que somos, é justamente fazer essa transição do jornal impresso para a web. Em tempos de “fake news”, espalhando notícias falsas pelas redes sociais de maneira irresponsável, o jornal, preocupado com a qualidade das informações e os melhores interesses de seus leitores, nunca foi tão necessário.

Apesar de jovem, o JL já faz história. Surgiu comunitário, cresceu e se tornou uma empresa que, graças à credibilidade conquistada junto aos seus leitores e à parceria sólida com seus anunciantes, se consolidou como respeitado veículo de informações e de ideias tanto no âmbito local quanto no regional. Uma amostra disso pode ser conferida em alguns depoimentos publicados nesta edição.

A linha editorial do JL tem como alicerce o binômio democracia e empreendedorismo. Binômio este que propugna por ser o cidadão o agente de transformação tanto no âmbito da sua comunidade quanto nos destinos da nação. E que defende a prioridade à formação intelectual e profissional, que potencialize o talento e a criatividade para ações inovativas que multipliquem as oportunidades de trabalho e a geração de renda. 

Um dos desafios atuais do JL está em consolidar o seu espaço na web. O nosso site (www.jornaldaslajes.com.br) já ganhou dimensões nacionais e mesmo internacionais. Costumamos dizer que em qualquer lugar do mundo onde exista alguém que fale português o JL está presente. Assim, é nossa aspiração ampliar a parceria com nossos anunciantes de maneira que possam usufruir deste novo e poderoso espaço de mídia, que permite propagar em dimensões inimagináveis a presença de suas marcas institucionais e de seus produtos.

Enfim, temos muito o que comemorar nestes 15 anos de história. Os fundamentos que nortearam a criação do JL continuam presentes em cada pauta que elaboramos: compromisso com a informação, com a ética e com a liberdade de imprensa; valorização e divulgação da cultura; incentivo à leitura, entre outros pilares os quais acreditamos serem imprescindíveis para a consolidação de uma imprensa livre e de uma sociedade justa e verdadeiramente democrática.

O JL agradece a todos (editores, repórteres, colunistas, anunciantes e assinantes) que de uma forma ou de outra colaboraram e ainda colaboram com este empreendimento que apesar de jovem já colhe frutos maduros.

Nosso agradecimento especial é a você, leitor, que sempre foi a razão de ser do JL. A história continua. Feliz aniversário, JL!

 

*https://portal.comunique-se.com.br/jovens-se-afastam-de-paginas-engajadas-e-interagem-com-imprensa-tradicional-revela-estudo/?facebook

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário