João Pinto de Oliveira recebe homenagem de grupo congonhense


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

fotoO presidente do Conselho de Administração da Credi ao lado de representantes do JEEProfetas. Pesquisa do cooperativista guiou expedição no Campo das Vertentes e pode ampliar projetos turísticos

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira, recebeu uma homenagem especial por sua atuação em pesquisas de cunho histórico. Uma delas, aliás, pode impulsionar a extensão de projetos turísticos envolvendo o Poder Público em São Tiago, berço da cooperativa.

A entrega do troféu aconteceu no dia 24 de setembro e foi promovida pelo JEEProfetas Clube de Congonhas (MG).

 

Viagem

O grupo de amigos viaja todos os anos desbravando circuitos mineiros off-road. E escolheu os arredores de São Tiago como parte da expedição de 2019, com 25 integrantes. No total, os jipeiros passaram por quase 50 cidades e povoados (um deles o de São Pedro da Carapuça, vizinho à Terra do Café com Biscoito) em percurso de 800km.

A vinda ao Campo das Vertentes, porém, não foi aleatória. Por aqui, os viajantes queriam conhecer os trechos que compuseram a Picada de Goiás.

 

Sabores & Saberes

A via histórica foi aberta e usada por bandeirantes em meados de 1700. O objetivo era ligar Pitangui, em Minas Gerais, ao Centro-Oeste brasileiro, onde ouro foi descoberto em 1725. Tudo isso cortando municípios locais, como São Tiago.

O trânsito de riquezas era tão intenso por ali que o trecho foi classificado como Estrada Real – e centro de determinação mortal da Coroa Portuguesa que, à época proibiu a abertura, sem autorização, de caminhos entre as capitanias mineira e goiana. Quem desobedecesse pagaria com a vida.

Essas histórias foram contadas em artigos do boletim Sabores & Saberes, publicação mensal e memorialística realizada pela Credi. De janeiro de 2018 a outubro de 2019, sete artigos envolveram a Picada de Goiás. Todos com dados investigados, analisados e redigidos por João Pinto de Oliveira.

Exemplares gratuitos podem ser acessados no site www.credivertentes.com.br.

 

Depoimentos

“Soubemos desse trabalho e procuramos o Sr.João. Conversar com ele, receber todas as informações possíveis e ter acesso às pesquisas que realizou nos permitiu planejar e fazer a viagem com fundamentação histórica, sem cair em não-caminhos. Por isso nossa gratidão e nossa homenagem”, explica um dos fundadores do JEEProfetas, José Carlos Gomes (Tarol).

Para João Pinto de Oliveira, a viagem do clube comprova a importância histórica de São Tiago e seu entorno, fortalecendo os projetos turísticos que têm sido desenvolvidos ali. Além disso, o membro-fundador do Sicoob Credivertentes destaca a força da proteção à memória. “É motivo de orgulho saber que com pesquisas, palavras e conhecimentos trocados estamos resgatando trechos tão nobres do nosso passado, conhecendo melhor nossas origens, deixando um legado de saber às novas gerações que poderão perpetuar também esse trabalho”, destacou.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário