Jornalista José Venâncio lançará em Resende Costa, no dia 14 de março, seu mais recente livro

A obra revela a saga dos Resendes, da ilha de Santa Maria, nos Açores, ao Brasil


Cultura

André Eustáquio0

O jornalista José Venâncio com a editora executiva da Chiado, Rita Costa, por ocasião da assinatura do contrato.

O jornalista José Venâncio de Resende, editor regional do Jornal das Lajes, lançará em Resende Costa, no dia 14 de março, seu novo livro, “Cidades e Resendes”, que acaba de ser publicado pela Chiado Editora, com sede em Lisboa, Portugal.

O livro transita pela ilha de Santa Maria, nos Açores, de onde saiu João de Resende Costa, o primeiro Resende a desembarcar no Brasil, mais precisamente em Lagoa Dourada, que na época pertencia a Prados. Também coloca luz na região onde os Resendes se instalaram, destacando o primeiro solar da família; o estudo de DNA dos restos mortais de José de Resende Costa (pai) e novas informações sobre a origem do nome de Resende Costa.

A obra do autor resende-costense acompanha os inconfidentes pai e filho, que residiram na Fazenda dos Campos Gerais, na Lage (atual Resende Costa), ao exílio na África, pormenorizando a descendência de José de Resende Costa (filho) no Cabo Verde. Descendência esta que, posteriormente, se espalhou por Angola e Portugal continental.

Na quinta parte da obra, denominada “Rosalvo Pinto”, o autor faz uma homenagem ao professor e escritor, o maior especialista do Brasil nos inconfidentes José de Resende Costa (pai e filho). Para isso, publica uma coletânea de artigos de Rosalvo no Jornal das Lajes, em que aborda temas relacionados com as cidades resendenses.

Um dos fios condutores dessa história, embora não explicitamente, é o tear manual de madeira – exposto no Museu Municipal de Resende em Portugal –, mas que continua sendo utilizado por uma cooperativa e pela associação de mulheres na ilha de Santa Maria, para produzir colchas (mantas), tapetes e outros produtos artesanais a partir de retalhos de tecidos usados e novos. Este mesmo tear é um dos responsáveis pelo dinamismo da economia de Resende Costa, nas mãos de milhares de pequenos empreendedores artesanais.

Na parte final, o livro traz uma síntese da “viagem” através de fotos. A obra tem duas apresentações, escritas pelo jornalista e professor Guilherme Rezende – aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei – e pelo padre, escritor e historiador Joaquim Correia Duarte, o maior especialista dos Resendes em Portugal. 

 

Lançamentos

Em Resende Costa, o lançamento do livro “Cidades e Resendes” acontecerá no sábado, 14 de março, às 20 horas, no Teatro Municipal. Em Portugal, o livro será lançado no dia 16 de maio (sábado), em Resende, numa parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Parte da receita das vendas do livro do jornalista José Venâncio de Resende será destinada ao Hospital Nossa Senhora do Rosário e ao Lar São Camilo, de Resende Costa – ambos admistrados pelas Irmãs Filhas de São Camilo (camilianas). “A parte  da receita que vai para o Hospital e para o Lar São Camilo corresponde a 50% do valor das vendas de todos os livros que estarão disponíveis em Resende Costa”, explica o autor.

 

O autor

O jornalista José Venâncio de Resende nasceu em Resende Costa em 1952. Formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1976, Venâncio, que também é bacharel em Economia, construiu sua carreira profissional na capital paulista, onde trabalhou em grandes jornais como Diário Popular, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil.

Desde 2008, é colaborador do Jornal das Lajes, do qual é editor regional. A partir de 2013, o jornalista divide o tempo entre Brasil e Portugal, escrevendo sobre economia, história e cultura.

José Venâncio de Resende é autor dos livros Baronesa de Arary – Nobres pobres, artistas, oportunistas... (Scortecci Editora, 2003); Construtores do Jornalismo Econômico – da cotação do boi ao congelamento de preços (Ícone Editora, 2005); Vendedora de Ilusões – Golpe de mestre na rota Minas Gerais-Londres-São Paulo, em parceria com Mari-Lidia Mendonça (O Artífice Editorial, 2004); A política em municípios dos Campos das Vertentes (Coleção Lageana, amiRCo, 2016).

LINKS RELACIONADOS: 

Chiado Bookshttps://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde

Martins Fonteshttps://www.martinsfontespaulista.com.br/cidades-e-resendes-631246.aspx/p

Livraria Cultura -  https://www3.livrariacultura.com.br/cidades-e-resendes-2112196379/p

Saraivahttps://www.saraiva.com.br/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde-10624291/p

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário