Lajes de Cima passa por processo de revitalização

Local ganha um novo mirante que já está atraindo visita de resende-costenses e de turistas. A etapa principal da obra foi orçada em cerca de 250 mil reais


Vanuza Resende


O espaço valoriza a deslumbrante paisagem do alto das Lajes de Cima (foto André Eustáquio)

Um dos principais cartões-postais de Resende Costa está passando por obra de revitalização. As Lajes de Cima ganharam um mirante que já vem atraindo a visita de resende-costenses e turistas. Orçada em R$ 234.520,84, a obra começou em setembro de 2020 e teve sua primeira e principal etapa concluída em dezembro do mesmo ano, ainda na gestão do ex-prefeito Aurélio Suenes. “A revitalização do mirante é uma obra esperada há muito tempo. Lembro-me de ouvir essa demanda ainda quando eu era vereador. Enfim, conseguimos alcançar esse objetivo. A prefeitura investiu cerca de 250 mil reais de recursos próprios para realizar obra”, diz Aurélio.

Conforme informou o ex-prefeito, a obra foi projetada pela arquiteta da AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes), Anaisa Barbosa da Silva. “Como as Lajes são locais de preservação, previstos na Lei Orgânica, o projeto foi submetido e aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio. A intenção foi fazer um projeto harmônico com as lajes e com o entorno”, detalha Aurélio.   

A obra de revitalização do Mirante das Lajes ainda não foi concluída.“Ainda não foi concluída 100%.Falta colocar parte do guarda corpo, lixeiras e uma estrutura de aço com a escrita #Eu Amo Resende Costa. Não está prevista inauguração a fim de evitarmos aglomerações em tempos de pandemia, especialmente nesse momento que os números da Covid-19 estão acelerando”, explica Aurélio.

 

Nova gestão e novos projetos para o mirante

O atual prefeito municipal Zinho Gouvea fala sobre a importância do espaço revitalizado: “Minha avaliação é extremamente positiva. A obra marca a atual administração e agrega valor turístico à nossa cidade. Nossa administração assume o compromisso de continuar revitalizando o nosso mirante, realizando o trabalho de manutenção e elaboração de novos projetos. Posso aqui citar que um dos nossos projetos será a revitalização do conhecido “Buraco do Inferno”, a fim de atrairmos ainda mais turistas às Lajes. Os turistas conhecerão as lendas sobre o Buraco do Inferno, que despertam curiosidades. Com certeza, será um atrativo a mais.”

Já o vice-prefeito Lucas Paulo destaca projetos da atual administração de promover atividades culturais no mirante. “O novo Secretário de Cultura, ao mesmo tempo que ganha um novo atrativo turístico e cultural, terá que ter boas ideias junto a nós gestores para que possamos utilizar o local da melhor maneira possível. Hoje eu vejo ali um espaço multiuso, podendo ser utilizado para receber diversos eventos, como o Luau nas Lajes, que inclusive acontece lá. O local também pode ser utilizado para a realização de feiras gastronômicas, teatros a céu aberto, apresentações musicais e até mesmo cursos. Já imaginou um curso de fotografia ou de pinturas naquele local? Enfim, bem planejado e bem pensando, temos um local estruturado, com ótima localização e lindo para ser utilizado. E assim o faremos”, planeja Lucas.

André Eustáquio, que assumiu a pasta de Turismo, Artesanato e Cultura, fala sobre projetos para utilização do espaço. “Queremos valorizar bastante o espaço através da realização de eventos culturais. Ainda não há uma definição sobre quais eventos serão realizados, até porque estamos em plena pandemia e atividades que geram aglomerações são impensáveis de serem realizadas. No entanto, tão logo a pandemia seja controlada, vamos criar uma agenda de eventos, priorizando também a realização de atividades culturais no Mirante das Lajes.”

André também aponta a continuidade de projetos e ações de revitalização do Mirante das Lajes de Cima. “Um dos objetivos é revitalizarmos o Buraco do Inferno, a famosa gruta que se localiza no fim da Laje de Cima e que lamentavelmente se encontra suja, tornando impossível o acesso das pessoas. A ideia é limpar o local, sinalizá-lo e oferecer total segurança às pessoas que desejam conhecer a gruta que marcou diversas gerações de resende-costenses com seus mistérios e lendas.”

 

Turismo

Uma das últimas obras entregues pela gestão de Aurélio Suenes foi a revitalização das Lajes. “Essa obra tem uma importância não somente para nós moradores, que certamente poderemos passar parte do tempo deslumbrando a paisagem que aquele local oferece, mas também como estratégia para desenvolver o turismo de Resende Costa”, avalia Aurélio.

Lucas Paulo também destaca a importância do espaço para o fomento do turismo na cidade. “Se usarmos bem o marketing, tenho certeza de que o resultado será positivo. Como já estamos vendo, lá são feitas muitas fotos devido à beleza natural. Vamos ter que divulgar o espaço o máximo que pudermos. Acredito, porém, que a própria população da nossa cidade vai nos ajudar. Ao visitarem o mirante, fazendo uma foto e marcando o local, os resende-costenses motivarão os turistas a terem vontade de conhecer e também registrar fotos no local. Com isso, aquele visitante que só vinha a Resende Costa comprar artesanato e depois das compras ia embora vai querer subir até as Lajes para conhecer o lugar.  O turista ficará mais tempo em nossa cidade e movimentará ainda mais os nossos comércios.”

André diz que o movimento no mirante, que já é grande, deverá aumentar. “Certamente vai atrair mais turistas ao centro da cidade, que é o que desejamos. Muita gente vem a Resende Costa para conhecer e comprar artesanato, no entanto não sabe que temos mais atrativos a serem conhecidos. E um deles são as Lajes de Cima. Na verdade, já estão atraindo. Durante o fim de semana do feriado de Natal, vi bastante gente visitando o mirante, fazendo fotos e contemplando a paisagem. Nas redes sociais, já podemos também ver a quantidade de pessoas postando fotos tiradas no mirante. Será, sem dúvida, um grande atrativo para quem quiser contemplar o pôr do sol e curtir as tardes especiais que só o horizonte das Lajes proporciona”, declara o secretário de Turismo, Artesanato e Cultura.

Assim como os turistas, os resende-costenses estão curtindo o mirante e aproveitando para tirar fotos, além de passear com os familiares e amigos. “O Mirante das Lajes, nosso cartão-postal, está agora ainda mais lindo! Para quem adora ver o entardecer, o sol se pondo, ficou ainda mais gratificante. Para nossos turistas e visitantes, que adoram tirar aquelas fotos, ficou ainda mais encantador. Nós, resende-costenses, merecemos”, elogia a artesã Neia Coelho.

 

Manutenção

Um detalhe importante sobre o local é a necessidade de mantê-lo limpo e preservado. O prefeito municipal Zinho Gouvea frisou que serão realizadas ações de preservação do espaço e citou ainda outros locais que deverão ser revitalizados ao longo da sua gestão. “A manutenção será feita periodicamente pelos funcionários da prefeitura, que manterão o local acessível a todos. Nossa administração não medirá esforços para investir em outros pontos turísticos. Podemos citar o projeto de revitalização da Capoeira Nossa Senhora da Penha.”

De acordo com o secretário de Cultura, será necessária uma “força-tarefa” para que o local do mirante seja preservado. “O poder público faz a parte dele, limpando e dando a devida manutenção, e o cidadão e usuário do espaço fazendo também a sua parte. É inadmissível vermos espaços públicos depredados pelos próprios cidadãos que os utilizam. Queremos ver os gramados bonitos, os lampiões acesos, as calçadas limpas e preservadas. Trata-se do nosso principal cartão-postal, um local que vai atrair visitantes e acolher também os resende-costenses. Precisamos, juntos, preservá-lo”, conclui André Eustáquio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário