Liga de Futebol 7 é criada na região do Campo das Vertentes

Expedicionários e Ponte Cachoeira representam Resende Costa na competição


Esporte

Vanuza Resende 0

Que o futebol está entre as inúmeras paixões nacionais, não há dúvidas. Pelo contrário, há uma série de evidências. Mas além do futebol tradicional, que é disputado com 11 jogadores de cada lado, existem também outras modalidades que fazem sucesso, como o Fut7. Com dois tempos de 25 minutos e sete jogadores de cada lado em um campo de grama sintética, menor do que o campo tradicional, o F7 tem atraído cada vez mais participantes.

Em 1996, foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 e desde então os estados brasileiros contam com suas próprias federações. Além das ligas estaduais, foram formadas também as ligas regionais. Em Minas Gerais, existem mais de dez. Uma das mais recentes é a Liga Vertentes de Futebol 7, criada em maio deste ano com o objetivo de organizar competições de Futebol 7 envolvendo equipes de toda a região. A Liga já nasceu filiada a duas instituições de maior representatividade no país: a FF7MG (Federação de Futebol 7 de Minas Gerais) e CF7 Brasil (Confederação de Futebol 7 do Brasil).  

Um dos gestores da Liga das Vertentes, Luiz José da Fonseca Neto, explica como surgiu o grupo: “Eu sou presidente do clube Aimorés, de Tiradentes, e nós estamos com um campo society concluído. Então, junto com a Federação Mineira de Fut7 e com a Confederação Brasileira de Fut7, criei a Liga das Vertentes, que vai abranger cerca de 13 cidades da região. A intenção é dar visibilidade ao Fut7 na região.” De acordo com Luiz, embora ele seja presidente do Aimorés, a Liga é totalmente independente do clube tiradentino que ele preside.

A Liga Vertentes F7 organizará torneios e os melhores times vão representar a região em torneios estaduais e nacionais. “A gente vai realizar um torneio com primeira e segunda divisões, sendo que os dois primeiros colocados vão disputar o Campeonato Mineiro, com possibilidade de disputar o Brasileiro. Por sua vez, quem ganhar o Brasileiro terá a possibilidade de disputar a Libertadores do F7. É um projeto ambicioso, extenso e queremos ser os pioneiros da região”, diz Luiz Neto.

A competição conta com organização profissional, porém acontece entre times amadores. Os campeões amadores têm a chance de disputar ligas profissionais enfrentando times tradicionais como Cruzeiro, América e Betim, no Mineiro. Corinthians, São Paulo, Palmeiras são alguns clubes no cenário nacional. Luiz explica: “Os dois times que ficarem mais bem colocados na Liga das Vertentes terão a oportunidade de disputar o Campeonato Mineiro Amador. Existe uma diferença que eles chamam de times sem camisa e times de camisa, amadores e profissionais. Então, o campeão do amador garante uma vaga para disputar ao lado de equipes tradicionais que disputam a liga profissional do estado, o que eles chamam de time de camisa.”  

De acordo com Luiz, criando uma liga forte, a região poderá sediar outros campeonatos. “Podemos ser sede para campeonatos como o Mineiro e o Brasileiro, tudo em médio e longo prazos. Vamos negociar com municípios da região para usarmos os campos que possuem a medida exigida (pelo regulamento). A nossa intenção é dar visibilidade aos pequenos times, mas com muita seriedade, cumprindo todas as regras.”

 

Expedicionários e Ponte Cachoeira representam Resende Costa

Até o final de julho, 28 times já haviam se filiado à Liga das Vertentes, o número pode chegar a 32 equipes. Entre os times que fazem parte da liga regional, estão dois de Resende Costa: Expedicionários e Ponte Cachoeira. Paulo Ricardo, que integra a diretoria dos dois clubes resende-costenses, fala sobre a expectativa das equipes de participarem da Liga. “Uma vez que a Liga será regionalizada, nós nos filiamos a ela. Dessa forma, vamos aprimorar a disputa do Fut 7 na cidade. Alguns municípios da região já contam com campos sintéticos e nós sempre participamos de amistosos nesses campos. A criação da Liga, bem como a filiação da mesma a entidades maiores, é uma forma de incentivar ainda mais a prática esportiva”, destaca Paulo.

 

Campeonato pós-pandemia

A nova entidade esportiva já trabalha com o objetivo de movimentar equipes e organizar competições após o período da pandemia de Covid-19. O objetivo dos gestores é que seja realizado um campeonato de primeira e segunda divisões assim que possível. “Nós vamos fazer primeira e segunda divisões simultaneamente. Ainda estamos definindo os critérios para ver quem vai para a segunda e quem vai participar da primeira divisão. Mas, num primeiro momento, os clubes vão poder escolher em qual divisão eles querem entrar. Os times, espontaneamente, vão poder decidir. No entanto, se tivermos um número grande (de times) em uma divisão e um pequeno na outra, nós vamos levar em consideração a tradição dos clubes para ficarem na primeira”, planeja do Luiz Neto.

Servindo de aquecimento para esses campeonatos, foi criado um torneio virtual com direito a votação do público nos times já filiados à Liga. “Nós lançamos o campeonato virtual para divulgar a nossa Liga. Vimos uma Liga da região do Vale do Aço que fez esse campeonato virtual, então a gente juntou os 22 times filiados na época. Foi uma disputa de torcidas, com o pessoal votando no time que gostava para ser o campeão. Tivemos uma interação legal com o pessoal e o ganhador faturou um troféu. O Aimorés, de Tiradentes, foi o campeão”, explica Luiz.

O Expedicionários participou do campeonato e chegou à semifinal, sendo eliminado pela equipe União de São Tiago.

Os interessados em se filiar à Liga Vertentes de Futebol 7 podem entrar em contato através dos telefones:(32) 98494-1888; (32) 99939-0821. Também é possível fazer contato pelo Instagram @F7vertentes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário