Livro sobre os Resendes de Portugal, Brasil e Cabo Verde será lançado em Viseu

O evento acontecerá na Biblioteca Municipal, em parceria com a Associação Casa do Brasil de Viseu (ACB-Viseu), sede de distrito ao qual pertence Resende.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Os fundadores da ACB-Viseu há dois anos.

Em clima de pós-pandemia em Portugal, o livro Cidades e Resendes - Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde será lançado no sábado (9 de outubro), a partir das 16 horas, na Biblioteca Municipal de Viseu, cidade localizada na Beira Alta, região do centro do país. O evento é fruto de uma parceria com a Associação Casa do Brasil (ACB), e faz parte das comemorações dos seus dois anos de existência. A ACB-Viseu foi fundada em novembro de 2019.

O primeiro e único lançamento aconteceu em 14 de março (sábado) de 2020, na Biblioteca Municipal de Resende Costa, no dia em que o Ministério da Saúde anunciava, oficialmente, a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil, bem como as primeiras restrições (limitação do tempo e do número de pessoas, ventilação do local, etc.). Já em plena pandemia, o lançamento marcado para 16 de maio em Resende (Portugal) teve de ser cancelado às pressas.

O livro é uma coletânea de reportagens e notícias publicadas no Jornal das Lajes, de Resende Costa, desde 2012. Aborda temas ligados a cultura, história, genealogia e economia de cidades que possuem vínculo com a grande família Resende. É uma viagem que começa em Resende (distrito de Viseu) no norte de Portugal, onde surgiram os Resendes, que emigraram para a ilha de Santa Maria no arquipélago dos Açores. De lá, um Resende embarcou para Lagoa Dourada (Minas Gerais, Brasil) onde constituiu família, expandindo-se para Resende Costa e outras regiões do território brasileiro, assim como para a cidade de Praia (Cabo Verde, África), Cabanas de Viriato/Carregal do Sal (também distrito de Viseu) e Lisboa.

O livro revela-se como um manancial infindo de conhecimentos, de natureza geográfica, etnográfica, histórica e genealógica, onde podemos beber com prazer e abundância a frescura da verdade e o gosto da sabedoria”, diz em uma das apresentações da obra o padre e escritor Joaquim Correia Duarte, especialista na família Resende e atual pároco da freguesia de Anreade/S. Romão em Resende.   

Sobre a parceria

Metade da receita da venda de livros durante o evento será destinada a apoiar os trabalhos desenvolvidos pela ACB-Viseu. Um desses serviços é o atendimento, com horário marcado, de imigrantes para orientação sobre assuntos variados como locação de imóvel, contrato de trabalho e regularização da situação no país.

Outro serviço é a efetivação de acordos com estabelecimentos comerciais para a obtenção de descontos nas compras e nos serviços procurados por associados. Até agora, já foi concretizada a parceria com a Farmácia Confiança, e novos acordos se encontram em fase de conversações com restaurantes, chaveiros, academia (pilates) etc.

Além disso, a ACB-Viseu iniciou parcerias com empresas para o encaminhamento de propostas de emprego, e para isso foi criada uma nova página no site da associação. Por exemplo, uma empresa de seleção envia regularmente vagas de emprego (operadores de lojas em geral, de ponte rolante e de máquinas, engenheiro, pintor, soldador etc.) em Viseu e região. Já uma empresa dedicada ao ramo de restaurantes oferece vagas de cozinheiro, garçon, limpeza etc.. A ideia é abrir espaço empresas de RH que tenham ofertas de empregos nas diferentes áreas.

Por fim, o gestor de TI da ACB-Viseu, Sérgio Imperador, está desenvolvendo um software para o cadastramento virtual de novos associados, controle de vencimento de sócios, fluxo de caixa interno e um FAC (banco de dados com perguntas e respostas a dúvidas mais frequentes). Na medida em que a pandemia vai ficando para trás, a presidente da ACB-Viseu, Maria Elisa Fraga, espera que a associação possa melhorar e mesmo ampliar o atendimento aos imigrantes. 

LINK RELACIONADO: 

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/imigrantes-criam-associacao-casa-do-brasil-de-viseu-na-regiao-centro-de-portugal/2887?fbclid=IwAR05Rm1RxLNIRuCWEonGDN60iii0URX8EgdglxxWZXgjL04S46oNa73H500#.XdUdDI6b9Y8.facebook

 

 
 
  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário