MAC realiza I Festival Cultural Paz e Esperança

O movimento comemora 10 anos ininterruptos de atividades culturais e sociais em Resende Costa


Cultura

Vitória Cristina0

O MAC (Movimento Arena Cultural) está comemorando 10 anos de atividades artísticas e culturais em Resende Costa. E como iniciativa para ajudar a promover os artistas locais e regionais nesse tempo de pandemia, integrantes do movimento tiveram a ideia de realizar um festival promovendo a cultura e a esperança. O I Festival Cultural Paz e Esperança é realizado on-line e todos os dias é postado nas redes sociais um vídeo de um artista se apresentando. O festival é uma realização conjunta do MAC, do Espaço Arte, que é uma produtora cultural de Resende Costa, e a Vibratos Escola de Música, também de Resende Costa.

O fundador do MAC, o músico resende-costense Ângelo Márcio, falou sobre os eventos já promovidos pelo movimento e acerca da necessidade de se apoiarem os artistas locais: “O MAC surgiu da necessidade de prestar apoio aos artistas e nós, os artistas, produzirmos nossos próprios eventos. Influenciamos muitos outros grupos, desde então, que começaram a trilhar o mesmo caminho cultural. De lá para cá, foram inúmeros eventos de todos os tipos que criamos. Fizemos o festival de bandas Circuito do Som, encontro de folias de reis, oficinas de percussão infantil, Luau nas Lajes, oficinas de pintura, rodas de viola, sarau literário, shows nas praças públicas, show na zona rural, produção de videoclipes, gravação profissional em estúdios, festival de música inédita, peças de teatro, oficinas de teatro etc. Ainda não tínhamos feito um festival pela internet. E a quarentena veio para antecipar a realização do evento.”

 

Participação

Para participar do festival, o artista precisa gravar uma mensagem de esperança e, logo após, apresentar-se. A participação é livre.

De acordo com Ângelo Márcio, o Facebook do MAC já conta com mais de 40 vídeos de artistas regionais, incluindo nomes famosos da cultura musical mineira, como os violeiros Chico Lobo e Wilson Dias. Desde abril, os organizadores vêm publicando um vídeo diário. “O evento foi criado para criar uma corrente de esperança e de união. O Brasil está muito dividido e não está combatendo o verdadeiro inimigo, que é o coronavírus”, comenta Ângelo Márcio.

Não há previsão para o término do festival. Conforme informou a organização do evento, enquanto houver pessoas interessadas em participar, os vídeos continuarão sendo publicados diariamente nos canais de comunicação do MAC (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário