Maior evento de tecnologia da Europa acontece em Lisboa pelo terceiro ano seguido

O Web Summit, um dos principais do mundo, surgiu na Irlanda em 2010 e transferiu-se para Portugal em 2016 onde deve continuar até 2028.


Economia

José Venâncio de Resende 0

Acontece no período de 5 a 8 de novembro em Lisboa o terceiro Web Summit, considerado o maior evento de tecnologia, inovação e de empreendedorismo da Europa e um dos principais do mundo que surgiu na Irlanda em 2010 e transferiu-se para Portugal em 2016 onde deve permanecer até 2028. Os ingressos estão praticamente “esgotados”. 

A organização do Web Summit 2018 manifestou-se estusiasmada e ansiosa para dar as boas aos mais de 70 mil participantes que deverão estar em Lisboa nos próximos dias”. A poucos dias do evento, a organização informou esperar que esta seja “a maior e a melhor” edição de sempre.

Segundo dados divulgados pela organização à agência Lusa, na edição deste ano, haverá “três novos palcos” no Web Summit: o “DeepTech”, no qual estará em foco o impacto de tecnologias como a computação e a nanotecnologia na indústria e na vida quotidiana; o “UnBoxed”, onde críticos de tecnologia irão analisar produtos eletrônicos; e ainda a “CryptoConf”, que debaterá assuntos como as moedas digitais.

Ao todo, serão “25 diferentes conferências dentro de uma só cimeira para discutir realidades relacionadas com a tecnologia, em áreas como o ambiente, o desporto, a moda e a política”, apontam organizadores do Web Summit. O evento é um ambiente favorável para estimular a aproximação entre criadores de startups (empresas de conhecimento) com financiadores de projetos. Tem a característica de as conversas começarem no ambiente fechado (Altice Arena)  e se estenderem para as ruas e as festas noturnas.  

Entre os oradores deste ano, destacam-se personalidades como o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair; a atriz Maisie Williams; o presidente executivo do eBay, Devin Wenig; o presidente executivo da Nestlé, Mark Schneider; o ‘designer’ de moda Alexander Wang e o presidente da Microsoft Corporation, Brad Smith, entre outros.

Dos oradores portugueses, fazem parte o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres; o comissário europeu Carlos Moedas; o primeiro-ministro, António Costa; e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

À semelhança das outras edições, haverá eventos paralelos ao evento. Em causa, está, assim, uma conferência sobre inovação corporativa, destinada apenas a convidados que trabalham na área da inovação de “algumas das maiores empresas do mundo”, como a Mozilla, a Allianz Technology, a General Motors, a P&G, a Vodafone e a Lamborghini, entre outras.

Em 2017

Um dos destaques do Web Summit 2017 foi para a presença das mulheres, de acordo a organização do evento. “Mas a dimensão do cabo de fibra ótica é capaz de ser o mais impressionante.”

No total, 59.115 pessoas, oriundas de 170 países, participaram nos quatro dias do Web Summit 2017 e quase metade eram do sexo feminino. Em palco, estiveram 1.200 oradores, 35,4% mulheres. O evento foi acompanhado por 2.600 órgãos de comunicação.

Marcaram presença 2.100 startups de todo o mundo, que tentaram obter a atenção – e financiamento – de 1.400 investidores dos mais influentes do mundo e pertencentes aos principais fundos de investimento.

De acordo com a organização do evento, o cabo de fibra ótica, com um total de 80.000 km, dava para ir oito vezes até ao topo do Everest.

Uma curiosidade, os visitantes e participantes dos quatro dias do Web Summit 2017 utilizaram mais de 205 mil copos de papel reciclável.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário