Mais Médicos completa dois anos e traz benefícios aos brasileiros


Saúde

Emanuelle Ribeiro0

Luiz Antônio Pinto é supervisor do Mais Médicos em quatro cidades e um povoado da região Campo das Vertentes (Foto Emanuelle Ribeiro)

No mês de julho, o programa Mais Médicos, do Governo Federal, completou dois anos. Neste período, o programa ampliou a assistência fixando médicos nas regiões com carência de profissionais, além de prever ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no Brasil. O médico resende-costense Luiz Antônio Pinto é supervisor do programa em algumas cidades da região do Campo das Vertentes e avalia positivamente a iniciativa: “Sucesso total do programa. São cerca de 65 milhões de brasileiros, nos mais diversos grotões, tendo atendimento médico, algo nunca antes visto. Pessoas antes desassistidas. Lugares onde nossos médicos não aceitam trabalhar. Infelizmente, nossa categoria de médicos, a maioria filhos de ricos, não aceita trabalhar em lugares longínquos, de poucos recursos”, declarou.

Segundo o médico, a solução  foi "importar" esses médicos de outros países, a maioria cubanos: “O programa inclui médicos brasileiros recém-formados que ficam por um ano em pequenas cidades e ganham pontos na prova de residência médica. É um programa que deu certo e está sendo de grande valia para nossa população. E é aprovado, em pesquisas recentes, pela maioria absoluta daqueles que precisam do serviço”, completou.

Criado para enfrentar o problema histórico da falta de médicos no Brasil e principalmente nas regiões mais carentes, o programa atualmente conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios (72,8% das cidades brasileiras) e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Luiz é supervisor do Mais Médicos em Resende Costa, Prados, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas e no povoado de Arcângelo, em São João del-Rei. Conforme ele, muitas melhorias aconteceram com a chegada dos médicos a esses lugares, como o funcionamento de mais equipes de PSFs, atendimentos não existentes antes, vários programas de saúde preventiva sendo desenvolvidos, enfim, a chamada Atenção Básica  acontecendo de fato.

Um dos questionamentos que surgiram no início do programa foi com relação à atuação dos médicos estrangeiros. Luiz acredita que eles conseguiram se adaptar muito bem: “Com pequenos déficits, a maioria deles se integrou plenamente ao serviço aqui no país, comunicando-se bem, conhecendo nossos problemas. São pontuais, assíduos, respeitosos, amigos, dedicados sempre ao seu trabalho. Os cubanos já têm este programa há muitos anos e mandam médicos para cerca de 60 países do mundo. É uma missão importante para eles profissionais, educados com outra visão da medicina. Doutor Lázaro, que atua em Resende Costa, por exemplo, já esteve em programa semelhante na Venezuela”.

Pesquisa realizada pela UFMG e Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) em novembro e dezembro de 2014 em 699 municípios atendidos pela iniciativa mostra a satisfação das pessoas com o programa. 85% disseram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do programa. Para 87%, a atenção do profissional durante a consulta melhorou e 82% afirmaram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde. Foram entrevistadas 14 mil pessoas.

Resende Costa foi uma das cidades contempladas pelo programa Mais Médicos e recebeu, no dia 5 de dezembro de 2013, o médico cubano Lázaro Enrique Alvarado Arzuaga. Lázaro Enrique é médico geral e se formou em Cuba em 2001. Na ocasião ele disse ao JL: “Quando terminou meu trabalho na Venezuela, as pessoas ficaram muito contentes comigo. Espero que aconteça isso em Resende Costa também. Espero trabalhar muito pela população. E que todos falem bem de mim quando eu tiver que ir embora”. Passados mais de um ano e meio, a população, com certeza, está feliz com o trabalho do profissional, que foi elogiado por Luiz: “Doutor Lázaro é muito querido pela equipe do PSF e por aqueles que o procuram. É dedicado, não falta ao trabalho, domina bem a medicina de atenção básica. Enfim, foi bem absorvido pela nossa população”. A chegada de Lázaro a Resende Costa possibilitou a instalação da segunda equipe do PSF.

 

O governo federal quer criar, até 2017, 11,5 mil novas vagas de graduação em Medicina e 12,4 mil de residência médica até 2018. Já foram autorizadas 4.680 novas vagas de graduação, sendo 1.343 em universidades públicas e 3.337 vagas em instituições privadas. “Gostaria de lembrar que o Mais Médicos, programa da presidenta Dilma, é um projeto temporário, de três anos, renováveis por mais três anos. Escolas de medicina estão sendo autorizadas pelo país afora, para que, em seis anos, não precisemos mais de importar médicos. Só aqui na nossa região, são duas - UFSJ (onde leciono) e mais recentemente, o IPTAN”, concluiu Luiz. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário