Mesa Diretora investe em segurança e instala oito câmeras que monitoram o histórico sobrado que abriga a Câmara Municipal

O equipamento beneficiará também imóveis vizinhos do paço do Legislativo


Informativo da Câmara

0

Na madrugada do dia 15 de junho último, um imóvel residencial localizado no Beco das Lajes de cima, conhecido como Beco do Geraldo Porteiro, que liga a Praça Cônego Cardoso à rua Maria da Costa Fernandes, foi alvo de vandalismo. Parte da grade que ficava em frente à residência foi arrancada e retorcida, o muro parcialmente quebrado e as janelas de frente da casa apedrejadas. O episódio despertou um debate entre os vereadores sobre a segurança no mirante das Lajes de Cima e em seu entorno, durante a 15ª reunião ordinária, realizada no dia 14 de junho de 2019.

Com o objetivo de coibir a ação de vândalos e oferecer mais segurança aos moradores e cidadãos de bem que frequentam as Lajes, o vereador Paulo César Daher Chaves apresentou uma indicação ao Executivo, solicitando o fechamento do beco durante a noite. A indicação foi aprovada por 6 votos a 2. No entanto, os vereadores contrários ao fechamento do beco, José do Socorro e Vítor Tibuço, sugeriram que, ao invés de fechar o beco, se instalassem câmeras de segurança e melhorasse a iluminação no local. “Não se deve fechar os becos da cidade, mas, sim, implantar melhorias que possam inibir quem está praticando atos ilícitos”, disse, na ocasião, o vereador José do Socorro. Uma proposta sobre o possível fechamento do Beco das Lajes de Cima foi levada também à apreciação do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura do Município, que se manifestou contra a iniciativa.

 

Instalação de câmeras

O imponente sobrado histórico, construído no século 19, que abriga a Câmara Municipal de Resende Costa faz divisa com o Beco das Lajes de Cima. A Mesa Diretora da Câmara, preocupada com a segurança dos moradores do entorno, de pessoas que frequentam as Lajes e com o imóvel histórico, acatou a sugestão apresentada em plenário e investiu na segurança do prédio. Foram instaladas recentemente oito câmeras de segurança que monitoram, além da totalidade do sobrado da Câmara, todo o entorno da Praça Nossa Senhora de Fátima, inclusive o Beco das Lajes. As imagens, de excelente resolução, permitem visualizar as ruas, o beco e os acessos aos imóveis vizinhos à Câmara Municipal.

O Beco das Lajes, que vinha sendo alvo de vandalismo, já está sendo monitorado, 24 horas, por câmeras de segurança e teve sua iluminação melhorada através de dois lampiões fixados na parede de trás do sobrado da Câmara. “Foi um importante investimento que fizemos na segurança do prédio da Câmara e que beneficiará diretamente os moradores vizinhos e a população que frequenta as Lajes e a Praça Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de um local residencial bastante frequentado pelos moradores da cidade e por pessoas que nos visitam a fim de conhecerem o mirante. A gente tem a preocupação de preservar o prédio da Câmara, bem como oferecer mais segurança à população”, disse Lucas Paulo de Assis Vale, vereador e presidente da Câmara Municipal de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário