Mesmo em isolamento social é possível se manter ativo e praticar exercícios físicos

A prática moderada de atividades ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis


Esporte

Vanuza Resende0

A rotina mudou. Ainda que sem nos prepararmos, nos vimos obrigados a “colocar o pé no freio”.  Trabalho, estudo, lazer, alimentação, vida social e atividade física agora são em casa. O isolamento social chegou sem pedir licença, mas com uma intenção nobre: enfrentar o novo coronavírus, causador da Covid-19, que já contaminou mais de um milhão de pessoas no mundo, milhares delas sendo vítimas fatais. Enquanto profissionais trabalham na descoberta da cura da doença, os que estão na linha de frente, apoiados pelos principais órgãos de saúde do país e do mundo, orientam: é preciso respeitar o isolamento social.

Para muitas pessoas que tinham na agenda toda o dia programado, a ansiedade e o nervosismo, muitas vezes, viraram companhia. E é preciso adaptar-se. Os professores estão aprendendo métodos para passar conteúdos on-line, as empresas adotam, dentro do possível, o serviço home office, os nutricionistas indicam e orientam como conseguir driblar o fato de se estar a todo momento com a geladeira e a dispensa ao alcance, os artistas se apresentam das janelas e fazem lives para o público. E as atividades físicas? Como fazer? Como praticar? Em casa! Essa é a resposta.

Vale reforçar que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida. Por isso é importante manter essa prática também neste período de isolamento social. O proprietário da “Academia RE Studio”, Renan Inácio Resende, licenciado e bacharel em Educação Física, ressalta a importância dos exercícios físicos: “Os exercícios físicos são, sem dúvida, essenciais para melhorar a qualidade de vida, sendo importantes para o estado físico e mental. Dessa forma, a prática regular de exercícios físicos está associada à melhoria da função imunológica, otimizando as defesas do corpo diante de agentes infecciosos.”

 

Adaptação

Quem já praticava algum tipo de atividade física deve continuar seus treinos, adaptando-os ao espaço de sua casa.  É importante lembrar que para cada indivíduo e objetivo o planejamento do treino deve seguir suas próprias especificidades, considerando idade, condicionamento físico atual, rotina, apresentação de doenças cardíacas, individualidade biológica, entre outros fatores. “As pessoas devem se orientar através de profissionais capacitados ou páginas oficiais das academias. Lembrando que os exercícios mudam de acordo com os objetivos do aluno. O principal cuidado a ser tomado é nunca passar de seu limite durante as execuções dos exercícios, sempre seguindo as orientações do profissional de Educação Física”, orienta o educador físico.

Renan destaca que aquelas pessoas que não possuíam o hábito de se exercitar precisam de orientação profissional. “Muitos que não faziam atividade física estão indo para as ruas fazer caminhada. Isolamento social não é para ficar em casa? Para essas pessoas, o ideal é entrar em contato com um profissional de educação física para que este indique um treino ideal. Não estou falando que a caminhada é uma opção ruim, mas acredito que não seja época propícia para tal atividade.”

Para quem ainda não sabe quais tipos de exercícios fazer, a internet é uma ótima aliada. Existem diversas modalidades de treinos rápidos e exercícios on-line disponíveis para quem deseja iniciar alguma atividade em casa. “Na página do Instagram @re_studioo estamos dando dicas de exercícios em casa todos os dias”, indica Renan.

Nesse momento, vale usar a disposição, o tempo de sobra e o que tiver ao seu alcance para realizar os treinos e os exercícios. Lembre-se sempre: procure um profissional de sua confiança e se exercite. Os exercícios físicos, combinados com uma boa alimentação e um bom descanso, são aliados para fortalecer o sistema imunológico, necessário neste momento de pandemia. Além disso, os exercícios físicos contribuem para uma mente tranquila, reduzindo a ansiedade e o estresse. Pratique exercícios, mas #fiqueemcasa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário