Meu dia


Educação

Vanuza Resende0

Apresentações musicais e de poesias foram apresentadas em LIBRAS. (Foto Cássio Almeida)

Todo dia é dia de trabalhar a inclusão e a solidariedade, mas tem datas que vêm para reforçar a importância dessa atitude. Dia 26 de setembro é uma delas: escolhida para comemorar o Dia do Surdo, em alusão à data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). As manifestações e os eventos do dia vieram para reafirmar a luta por direitos pelos surdos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela (CMEI Aquarela), em Resende Costa, que possui dois alunos surdos, fez parte dessa mobilização nacional. Segundo a diretora da instituição, Sandra Vale Belo, o evento foi “uma forma de homenagear os alunos surdos, tornando o trabalho de inclusão desenvolvido na escola eficaz e significativo.”

Para a celebração da data, foram feitas apresentações musicais e de poesia interpretadas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além de confecções de jogos de memória com palavras em libras pelos alunos. Sandra destacou que, assim, todos da escola puderam participar. “A aprendizagem foi para todos, houve envolvimento de todos os professores e alunos. E esse é o segredo para que a inclusão realmente aconteça. Todos precisam estar envolvidos, de forma lúdica. Todos se envolveram e se emocionaram, sendo capazes de entender mãos que falam e olhos que escutam. A troca foi grande, a felicidade norteou todo o trabalho, tornando a aprendizagem significativa”, diz a diretora.

Os alunos surdos são acompanhados por monitores e intérpretes durante as atividades escolares e participam de outros trabalhos fora das salas de aula, como a sala de recursos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde há uma troca de experiências entre alunos surdos de diferentes escolas, intérpretes e familiares dos alunos.

A escola vem cumprindo o objetivo de inclusão, que vai muito além do significado do dicionário, como diz Sandra Vale: “Muito se fala em inclusão, mas esse é um trabalho que tem que ser feito com muito amor e dedicação. Para que a inclusão realmente aconteça, tem que haver envolvimento de todos que fazem parte do processo.”

Durante todo o ano, o CMEI Aquarela desenvolve eventos como esse para que as crianças cresçam com bons exemplos para usar no futuro. Para isso, é fundamental o apoio de toda a família e de uma comunidade escolar envolvida, como descreve Sandra. “Nosso principal objetivo é este: o desenvolvimento de nossos alunos, independentemente da sua necessidade ou limitação. Buscamos o desenvolvimento de todos e isso será possível se houver comprometimento, amor, envolvimento, responsabilidade e entrega”, conclui a diretora.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário