Mineiro do Campo das Vertentes ganha cidadania portuguesa por descendência de judeus sefarditas

Lesley Fernandes Moreira considera-se resende-costense embora tenha sido resgistrado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei.


Especiais

José Venâncio de Resende0

Lesley e a família, em visita a Lisboa.

A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) aceitou a candidatura de Lesley Fernandes Moreira à nacionalidade portuguesa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 30-A/2015, do Ministério da Justiça, que considera judeus sefarditas “os judeus descendentes das antigas e tradicionais comunidades judaicas da Península Ibérica”. A próxima fase será o pedido da cidadania, cuja única condição é não ter antecedentes criminais. 

Assim, o resende-costense de 35 anos, registrado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, torna-se provavelmente o primeiro mineiro da microrregião do Campo das Vertentes a se tornar cidadão português descendente de judeus sefarditas. Através de grupos de ancestrais no facebook, Lesley descobriu que havia alguma relação com Sebastião de Freitas. “Eu verifiquei que o Sebastião de Freitas (L8RJ-2YL) é meu hendeca tio porque casou com Maria Pedroso de Alvarenga (LD7Q-FBL), irmã do Francisco de Alvarenga (LVRJ-MNJ), meu ancestral. Eles são filhos do Antônio Rodrigues de Alvarenga (LTM3-NQQ).”

Também o Museu Regional de São João del-Rei foi muito útil. “Eu encontrei muitos testamentos de antepassados meus por parte de mãe e pai lá”, conta Lesley. Os documentos foram transferidos para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde é preciso fazer agendamento da consulta.

Lesley, que tem cidadania italiana e reside em Manchester, Inglaterra, considera que ter a cidadania portuguesa por resgate histórico é “fantástico”. Filho da resende-costense Adair da Costa Fernandes e do são-joanense José Asterak Moreira, ele descobriu que tinha origens judaicas já reconhecidas pela CIL. “Uma parente me informou sobre isso.” Ele adotou a ramificação dos antepassados de seu pai; ou seja, Antônio Bicudo Carneiro e Antônio Rodrigues de Alvarenga. “Eu fui pelos familiares do meu pai que são de Emboabas (São João Del Rei).”

A avó de Lesley, Maria da Costa Resende (filha de Cecília da Costa Maia e de José Cupertino de Rezende), nasceu em Resende Costa, após os pais se mudarem de Lagoa Dourada. “Ao se casar, adotou o sobrenome do meu avô, João Evangelista Fernandes, e passou a se chamar Maria da Costa Fernandes. A minha mãe, nascida em Resende Costa, conheceu meu pai que é de Emboabas, o histórico distrito de São João del-Rei, e após se casarem decidiram continuar morando na cidade. Foi aí que eu surgi como resende-costense.”

A família de Lesley, “assim como a de todos os Resendes da cidade, tem ligações com o João de Rezende Costa e a Helena Maria de Jesus. A filha deles, Maria Helena de Jesus, irmã do José de Rezende Costa, é a tetravó do meu bisavô José Cupertino de Rezende. Uma curiosidade é que ele também é trisneto da Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã do Tiradentes. Essa relação se dá por ambos avós paternos dele, o Capitão Pedro José Ferreira e a Maria Helena de Rezende (bisneta da Maria Helena de Jesus).

GRUPOS NO FACEBOOK PARA OS PRIMEIROS PASSOS:

Genealogia Sefardita - Colaborativa! https://www.facebook.com/groups/sefardita

Ancestrais Sefarditas Certificados https://www.facebook.com/groups/559148357967483/

Genealogia Sefardita Brasil https://www.facebook.com/groups/sefarditagenealogia

LINK RELACIONADO:

Perseverante, criativo, inovador, versátil: Lesley, o resende-costense que vive na Inglaterra - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/perseverante-criativo-inovador-versatil-lesley-o-resende-costense-que-vive-na-inglaterra-/3047

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário