Mineiro licenciado em Direito optou pelo negócio de restaurante, em Lisboa


Imigrantes & Empreendedores

José Venâncio de Resende0

Cesar Lessa, no restaurante Sabores do Campo, em Lisboa

César Lessa desembarcou em Portugal, em 2008, para cursar pós-graduação na Universidade Autônoma de Lisboa. Ele era licenciado em Direito pela Universidade Gama Filho e em Artes pela Estácio de Sá, ambas no Rio de Janeiro.

César Augusto Bretas Lessa, 34 anos, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, foi para o Rio com 17 anos, para estudar. Já em Lisboa, dividiu o tempo entre o estudo (na parte da manhã) e o trabalho (à tarde) numa empresa de transferência de dinheiro para outros países. Ele cumpriu seu objetivo inicial e concluiu dois cursos de pós - Direito Criminal e Direito Internacional - nos anos de 2008 e 2009.

O tempo passava e César Lessa mergulhava sempre mais na vida atraente e agradável da capital portuguesa. Com isso, ele fez muitos amigos e se habituou com ao cotidiano da cidade. Foi assim que decidiu ficar e criar raízes em terras lusitanas. “Quando decidi viver em Portugal definitivamente, comecei a ver formas de me tornar independente, pois eu não queria trabalhar para os outros.”

O empurrão inicial veio de casa. Em 2010, o pai de César Lessa decidiu comprar-lhe um apartamento em Lisboa. “E eu queria deixá-lo como sempre quis. Portanto, caprichei na reforma e o apartamento ficou muito lindo e moderno.” Tanto que um dia, numa festa que ele promoveu na nova casa, uma amiga de um dos convidados mostrou-se interessada em comprar o imóvel. “Eu nem pensava nisso, mas, após muita conversa, acabei vendendo o apartamento.”

Foi assim que o espírito empreendedor se despertou em César Lessa. “Eu comprei mais dois apartamentos, um para morar e outro para reformar e vender. E acabei comprando mais um quarto apartamento.” O último imóvel foi vendido no final de 2014, de passar pelo processo de reforma. “As reformas foram todas legalizadas e com licenças prévias, já que aqui não se faz obra sem antes se comunicar a Câmara Municipal de Lisboa. As empresas empreiteiras cuidam das licenças e dizem o que é e o que não é possível de se fazer.”

Mudança de ramo

César Lessa começou 2015 em outro ramo da economia, o da restauração (restaurante, para nós brasileiros). “Eu já vinha pesquisando a área de restaurantes, pois sempre quis ter um. Estudei durante um ano o ponto e optei pelo Campo Pequeno devido ao seu forte potencial turístico.”

E assim César Lessa adquiriu um restaurante no shopping center (oficialmente, Centro de Lazer) do Campo Pequeno, na famosa Praça dos Touros. Deu o nome ao estabelecimento de “Sabores do Campo”, numa referência ao local e à região de mesmo nome.

A ideia do restaurante foi muito bem pensada, conta César Lessa, uma vez que a venda de imóveis aconteceu por acaso. “A clientela do restaurante varia de moradores do bairro até executivos, frequentadores do shopping e turistas, que é um ponto forte.”

Numa demonstração de que gostou do negócio, César Lessa já pensa em abrir outro restaurante no início de 2016.

Sobre sua vida, César Lessa revela que tem rotina parecida com a que tinha no Brasil, “com a diferença de que aqui não existem preocupações com violência. Saio bastante, janto sempre fora, viajo muito pela Europa e por Portugal, gosto muito de pegar meu carro e passear por Lisboa, assim como gosto de andar a pé pelo Chiado e baixa de Lisboa”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário