Missão cumprida


Editorial

0

Esta edição do Jornal das Lajes apresenta ao leitor a cobertura completa das eleições municipais em Resende Costa e demais municípios que integram a microrregião do Campo das Vertentes, através de reportagens, entrevistas e artigo. Desde a edição de agosto (Ed. 160), quando iniciou oficialmente a campanha eleitoral, o JL vem priorizando as eleições com o objetivo único de colaborar com o eleitor em sua importante decisão de escolher quem irá administrar o município e representá-lo no legislativo entre 2017 e 2020.

Na edição de setembro, o JL entrevistou os então candidatos a prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes e Adilson Resende, no intuito de que eles apresentassem as suas propostas e ideias para Resende Costa. A redação do jornal elaborou as mesmas perguntas para os candidatos, abrangendo temas importantes para o município e a população, como educação, saúde, cultura, segurança e gestão. Os dois candidatos responderam de acordo com seus programas de governo. O leitor do JL teve, portanto, a oportunidade de conhecer melhor as ideias e os projetos de Aurélio e Adilson.

A cobertura jornalística da política, especialmente quando se trata do cenário municipal, reserva sempre momentos tensos. Não raro surgem críticas e até mesmo acusações ácidas de que “o jornal não está sendo imparcial e privilegia este ou aquele candidato”. Apesar delas, e discordando veementemente, o JL vem cumprindo sua missão jornalística com isenção e imparcialidade desde a sua fundação em abril de 2003. E não foi diferente nestas eleições. Garantimos voz e espaço a todos os candidatos, tanto prefeito quanto vereadores.

O JL tem sim a sua preferência. Quando elaboramos a pauta do mês escolhemos sempre o leitor. É a ele que nos dirigimos e a quem ousamos representar. Roberto Civita (1936-2013), criador e editor da revista Veja e herdeiro do Grupo Abril, dizia que “sem anunciantes não há independência, sem independência não há imprensa livre e sem imprensa livre não há democracia”. Esta é a fórmula perfeita para que a credibilidade junto ao leitor nunca desapareça do horizonte de um veículo de comunicação que pretende estar sempre compromissado com a verdade, com a ética e com a democracia.

Estamos presenciando o triste momento em que vive a política no Brasil. A mácula da corrupção se apoderou de partidos e lideranças políticas a quem os brasileiros confiaram incondicionalmente suas esperanças. Diante deste triste cenário, e decepcionado com o que está presenciando, não foi fácil para o eleitor ir às urnas, exercer o seu dever de cidadão e escolher um candidato. Triste sina da política brasileira, condenada por seus próprios representantes ao descrédito do cidadão.

Quem, no entanto, foi às urnas no dia 2 de outubro e escolheu convictamente o nome certo para ser seu representante a partir do dia 1º de janeiro de 2017, deu mais um voto de confiança à política brasileira. Que ela (política) e eles (políticos) não nos decepcionem. O JL continuará cumprindo sua missão de ser a conexão do leitor com a cidade, buscando incansavelmente a liberdade, garantindo informação e cultura.

Parabéns aos candidatos eleitos! Que cumpram sua missão e salvem a política do plano inferior onde ela se encontra atualmente em nossa sociedade.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário