Momentos de Fé e cultura são celebrados na festa de Nossa Senhora do Rosário


Religião

Vanuza Resende0

Cores, reis e rainhas do congo em apresentação no Largo do Rosário. Fotos (Vanuza Resende)

Fé estampada no rosto, tradição mantida nas vestes coloridas, alegria notável em cada sorriso - simplicidade bonita de se ver e som inconfundível cantado pelos integrantes dos diversos congados que participaram da festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro. A festa resgata antigos valores trazidos pelos escravos ao Brasil.

A programação da solenidade contou com missas, oração do tríduo e procissão, confirmando a religiosidade da população da cidade e dos devotos de Nossa Senhora do Rosário. O público contou também com uma programação cultural. Destaque para os shows de Symples Acordes, Ana Vieira, Lourenço e Leonel e a banda do Chá Preto, Bruna Assis e Heitor e Quinzinho.

Nem mesmo a temida crise econômica que o país enfrenta afastou as pessoas dos populares camelôs, que mais uma vez se instalaram na rua José Coelho, a Rua do Rosário, e colocaram à venda roupas, brinquedos, ferramentas domésticas, eletrônicos e variados objetos.

Carmem Vera das Mercês, proprietária de uma das barracas, falou que vir a Resende Costa é sempre muito bom: “Não é só lucro. É claro que eu preciso vender, mas sempre saio da minha barraca para rezar a Nossa Senhora. Ela me abençoa muito”.


“A minha vida não é o Rosário, o Rosário é a minha vida.”

Marcos Antônio, presidente da Irmandade do Rosário da cidade de Desterro de Entre Rios, que já participou vários anos da festa do Rosário de Resende Costa, manifesta sua fé incentivando os 60 participantes do seu grupo, que ensaia ao longo do ano, a fim de fazer uma bonita apresentação em homenagem a Nossa senhora. “O principal é a fé em Nossa Senhora do Rosário. A minha vida não é o Rosário, o Rosário é a minha vida”, declara Marcos.

O devoto Marcos, membro de uma família que sempre participou das homenagens a Nossa Senhora do Rosário, destaca que enfrenta dificuldades em relação à locomoção, por não ter muito apoio para o transporte do congado, mas sempre que possível vai às cidades de onde recebe convite para participar da festa. Segundo ele, essas comemorações não podem acabar: “Tem muita coisa a desejar e muitas coisas ruins que acontecem no mundo pela falta de fé. Por isso estamos aqui, a nossa (fé) não vai acabar”.

Dentre os vários congados que se apresentaram, todos vêm com o intuito de agradecer pelas graças recebidas e ainda louvar a Virgem do Rosário. Não existe competição entre as bandas de congado. Vale ressaltar que, devido à dificuldade de algumas prefeituras de liberarem verba para o transporte dos congados, houve uma diminuição no número de bandas participantes. Neste ano vieram dezessete. É comum a cidade receber cerca de vinte e cinco bandas de congado na festa do Rosário.

Paulo César Passos acompanha os desfiles dos grupos há vários anos. Para ele é uma satisfação ver crianças se apresentando juntamente com os mais experientes, o que mostra que a tradição está sendo mantida. “Eu chego a me emocionar com as apresentações. É bonito demais”, diz o devoto da Virgem do Rosário.

O pároco da cidade, padre Éder Sebastião Santos, participou pela quinta vez da organização da festa, que conta com a colaboração dos membros da Irmandade do Rosário e demais pessoas envolvidas. Santa Catarina, São Domingos de Gusmão, São Benedito e Santa Efigênia também foram homenageados durante a festa. Padre Éder falou sobre a ligação dos santos homenageados com Nossa Senhora do Rosário: “Eles são santos ligados a essa cultura afro que nós conhecemos. Santa Catarina e São Domingos receberam pedidos de Nossa Senhora para que eles levassem a oração do santo terço às pessoas em momentos de dificuldades’’.

 

O esforço de todos os envolvidos valeu a pena. A festa contou com um público grande e a chuva, que costuma marcar presença, neste ano chegou atrasada e pouco atrapalhou o movimento desta linda e rica expressão religiosa/cultural, que merece todo incentivo. Um viva a Nossa Senhora do Rosário!  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário