Morre aos 67 anos o ex-prefeito municipal Gilberto José Pinto


Notícia

André Eustáquio/Emanuelle Ribeiro0

Gilberto Pinto

Amigos, admiradores e correligionários de todos os cantos do município e cidades da região prestaram, no dia 7 de dezembro, suas últimas homenagens a um dos maiores líderes políticos da história de Resende Costa

No dia 7 de Dezembro de 2015, a bandeira do Município de Resende Costa estava a meio mastro na Prefeitura Municipal. A cidade estava em luto. Às 21 horas, numa noite chuvosa de domingo, 6 de Dezembro, faleceu em São João del-Rei, aos 67 anos, o ex-prefeito municipal de Resende Costa Gilberto José Pinto, vitimado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O prefeito Aurélio Suenes de Resende decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo.

Os familiares e amigos de Gilberto Pinto chegaram ainda na madrugada da segunda-feira, 7, ao Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o corpo do ex-prefeito foi velado. Durante todo o dia centenas de pessoas, entre elas autoridades políticas e municipais de Resende Costa e região, prestaram suas últimas homenagens ao político que governou Resende Costa por três mandatos. Nos olhos e no semblante de cada pessoa que se aproximava do caixão via-se emoção e pesar pelo falecimento de Gilberto.

Ás 16 horas o corpo de Gilberto Pinto foi levado até à igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha para a missa de corpo presente, celebrada pelo pároco de Resende Costa, padre Fábio Rômulo Reis. O cortejo fúnebre até o cemitério paroquial contou com uma multidão de pessoas e dezenas de coroas enviadas por amigos, correligionários do PSDB, representantes de partidos políticos, instituições nas quais Gilberto trabalhou, o senador e correligionário Aécio Neves, pela Prefeitura Municipal e seus funcionários, Câmara Municipal, entre outros. A Banda de Música Santa Cecília executou marchas fúnebres durante o cortejo e o povo acompanhou o caixão, coberto com a bandeira do município, até o túmulo da família, onde Gilberto Pinto foi sepultado após calorosas salvas de palmas.


A carreira política

Gilberto era técnico em Química, trabalhou em Belo Horizonte em grandes indústrias de cimento, mas construiu toda sua biografia na política. Em 1982, após aceitar o convite de algumas lideranças políticas do município, se candidatou e foi eleito prefeito de Resende Costa pelo então MDB, com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), ainda em formação no município. Gilberto derrotou o candidato da situação, Antônio Pedro da Silva Melo, o Toninho Melo, que contava com o apoio do então prefeito Ocacyr Alves de Andrade (Cici).

Em seu primeiro mandato, Gilberto contou com os projetos do MG2 do governo estadual, cujos planos de desenvolvimento municipal tinham o propósito de fortalecer o município, com a criação dos conselhos comunitários e ações de suporte ao meio rural. Surgiram então escolas rurais, assistência à saúde, energia elétrica, apoio a pequenos produtores e à agricultura familiar. “Nessa época fui eleito (vereador entre 1982 e 1986) pelo partido da oposição, PDS, que apoiou a candidatura do Toninho Melo. Com o desenrolar da administração do Gilberto, eu me senti na obrigação de apoiá-lo integralmente, dada a revolução que ele trouxe para o município. O atendimento social, o atendimento ao povo na prefeitura, ajudando a todos e pela facilidade que ele tinha em conseguir recursos. Depois fui convidado para fazer parte da administração dele, onde trabalhei por oito anos. Um dos prefeitos mais honestos que conheci. O Gilberto marcou a minha vida, marcou Resende Costa. Costumo dizer que existe Resende Costa antes e depois do Gilberto. Nós vínhamos, naquele momento, de uma administração brilhante do Ocacyr. Vários recursos alocados depois pelo Gilberto vieram a partir de convênios assinados pelo Toninho e pelo Cici. A gente tinha certeza de que o Toninho ganharia aquela eleição. Gilberto surgiu do nada e tornou-se um mito na região”, disse o advogado e correligionário Antônio Marcos de Sousa Melo, o Pituca.

Em 1987, Gilberto tratou de eleger seu sucessor. A eleição foi vencida por Camilo Lelis de Resende Chaves (PMDB), com o apoio do PSDB, em disputa com quatro candidatos. Em 1996, Gilberto apoiou decisivamente o candidato do PSDB José Rosário Silva, que teve como vice Silvério Nivaldo de Assis (PDT). “Foi uma pessoa importantíssima para Resende Costa. Com as falhas possíveis de todo ser humano, mas com uma vontade de acertar sempre. Viveu momentos importantes na história de Resende Costa. Foi possível, através dele, viabilizar muitas situações que hoje beneficiam a população de Resende Costa. Eu fui conduzido ao partido e à candidatura pelas mãos dele, que era o presidente e me acolheu muito bem. Um cidadão que, com certeza, foi um marco para o município”, declarou o ex-prefeito pelo PSDB entre 1997 e 2000, José Rosário Silva.

Na eleição de 2000, Gilberto Pinto (já pelo PSDB) voltou à prefeitura, em aliança com o PDT (Antonio Aparecido de Souza como vice). Ele foi reeleito em 2004 (doutor Paulo Dias como vice), derrotando a coligação PT/PPS de Adilson Avelino de Resende e Emidio. Nesta eleição, concorreram ainda Totonho do Jandico pelo PDT e Pastor Pedro pelo PTB.

Em entrevista ao Jornal das Lajes para a série Política Regional, Gilberto falou sobre as realizações das administrações tucanas em Resende Costa. Ele citou a introdução do asfalto na maior parte das ruas da cidade; construção da nova sede da prefeitura, da biblioteca pública e do velório municipal; reconstrução do parque de exposição agropecuária (depois da desapropriação do espaço “detonado”); articulação de conselhos comunitários; construção de centros comunitários e quadras poliesportivas na zona rural; calçamentos de praticamente todos os povoados; telefonia em Jacarandira e os sinais de telefonia móvel.


O legado

Líderes políticos de Resende Costa comentaram o legado deixado pelo ex-prefeito e fundador do PSDB em Resende Costa. O prefeito Aurélio Suenes de Resende falou do momento em que recebeu a notícia do falecimento de Gilberto e de suas ações em favor do município: “Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso companheiro Gilberto Pinto, que contribuiu imensuravelmente para o desenvolvimento de Resende Costa. Pessoa íntegra, trabalhadora e humilde. Um legado de vida que servirá de espelho para todos aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer. Eu tive a oportunidade de ser vereador em seu último mandato como prefeito e pude vivenciar de perto seu compromisso com nosso município. O dia 6 de Dezembro de 2015 ficará marcado como aquele em que Resende Costa perdeu um dos seus mais ilustres munícipes. Que o Senhor Jesus o receba de braços abertos”.

O vice-prefeito Toninho Ribeiro lamentou a morte de Gilberto: “Resende Costa e região perdem com a morte do Gilberto, que era muito respeitado como pessoa e como político. Em meu primeiro mandato de vereador, pelo PDT, apoiei a candidatura do Gilberto, que foi eleito para o seu segundo mandato. Em seu terceiro mandato também o apoiei e tive seu apoio para ser eleito presidente da Câmara de vereadores. Em oito anos como vereador trabalhei diretamente com ele – divergimos em algumas situações e concordamos em outras – e pude vivenciar o grande homem que foi Gilberto. Nas eleições passadas estivemos em lados opostos, mas sempre nos respeitamos. Encontramo-nos recentemente, ocasião em que conversamos sobre o futuro político de Resende Costa. Isso demonstra o amor e o compromisso de Gilberto com nosso município, independente de estar ou não à frente do governo”.

O vereador Zinho Gouvêa, presidente do PSDB, destacou a honestidade e seriedade do ex-prefeito de Resende Costa: “Falar do Gilberto é muito fácil. Eu entrei na política, no PSDB, através dele. O pouco que sei da política aprendi com ele: sua honestidade, sua seriedade e seu compromisso com Resende Costa. Nós - amigos, familiares e companheiros - perdemos, mas Resende Costa perdeu muito mais”.

O advogado Adenor Amadeu de Resende Coelho, amigo pessoal de Gilberto, nos últimos anos o acompanhou de perto percorrendo juntos o município e cidades da região. Ele deu seu testemunho sobre o amigo e companheiro de militância: “Fui opositor ao Gilberto em sua primeira eleição para prefeito, mas no desenrolar da vida pública me engajei juntamente com ele no PSDB, onde permanecemos juntos até sua ida para a eternidade. Foi uma convivência muito boa. Um prefeito muito honesto, caridoso e que vai deixar uma lacuna muito grande em Resende Costa. Vai fazer muita falta na política. Será difícil encontrar alguém que o substitua à altura. Ele deixa um legado de honestidade, de trabalho, de humildade. Era um político pacificador, não tinha vaidade. Nasceu para ser prefeito. Ocupou cargos de confiança no Estado, no CISVER, na AMVER, na Trilha dos Inconfidentes, porque tinha competência”.

 


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário