Mostra de Artesanato e Cultura: turismo e comércio de mãos dadas


Editorial

0

A Mostra de Artesanato e Cultura, que neste ano chegou a sua sétima edição, é, mais uma vez, destaque no Jornal das Lajes. A escolha pela reportagem não foi por se tratar de um evento que movimenta um fim de semana de Resende Costa, mas por sua enorme relevância. Consideramos a Mostra de Artesanato e Cultura como o principal evento público realizado na cidade, o mais estratégico.

A maioria das cidades que vivem do turismo e exploram economicamente esse setor tem como estratégia realizar festividades que divulgam seus atrativos. Para não ir longe, servimo-nos de exemplos de cidades próximas a Resende Costa: Barbacena (Festa das Rosas), Lagoa Dourada (Festa do Rocambole), São Tiago (Festa do Café com Biscoito).

Grande parte dos municípios da região do Campo das Vertentes se destaca também pela agropecuária e o agronegócio, o que justifica a realização das Exposições Agropecuárias. Porém, nos últimos anos, essas festas vêm sofrendo transformações que as descaracterizam. O objetivo principal, que deveria ser a valorização do homem do campo e seu trabalho, a preservação das tradições e da cultura da roça, está dando lugar a caras baladas “sertanejas”. A agenda regional das exposições iniciará entre o final de junho e o início de julho. No entanto, já podemos ver nas redes sociais as programações novamente repletas de shows de artistas famosos e de grande sucesso na mídia. Infelizmente, não há nada de novo que valorize e incentive o trabalho daquele que deveria ser o artista principal: o homem do campo.

O parágrafo acima, sobre a descaracterização das exposições agropecuárias, serve de alerta para o devido cuidado com o futuro da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa. Criado para ser vitrine do artesanato produzido na cidade, o evento não pode cair na tentação de se resumir a baladas noturnas. A atuação da SETAC (Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura) e da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), organizadoras da Mostra, sinaliza para uma direção correta. A 7º edição do evento, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, ofereceu diversas atividades (oficinas, exposições, palestras, lançamento de livro, apresentações culturais, etc.) que contemplam o artesão, o empresário e agentes de turismo e cultura. A grande participação do público confirma o sucesso da festa.

A Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa está consolidando-se a cada ano como evento de grande importância não só para a cidade do artesanato, mas para a região do Campo das Vertentes. Aliás, os municípios da região que organizam festas típicas, como a Mostra de Artesanato, a Festa do Rocambole e a do Café com Biscoito, poderiam planejar uma agenda comum de eventos. Essas festas, com grande presença de público regional, mostram que o caminho para a regionalização do turismo é possível e apresentam-se como promissora alternativa de renda para os municípios.

 

Aniversário de Resende Costa – No dia 2 de junho, Resende Costa celebrou 107 anos de emancipação política. As comemorações aconteceram, como vem sendo feito nos últimos anos, dentro da programação da Mostra de Artesanato e Cultura. Celebrar o artesanato e o aniversário da cidade numa mesma data e programação foi uma decisão acertada. Afinal, Resende Costa historicamente se desenvolveu a partir da vocação e dedicação do seu povo para o comércio.

Homenagear Resende Costa no mês em que se comemoram seus 107 anos de emancipação impõe a todos os resende-costenses a responsabilidade de zelar pela cultura, educação, saúde, religiosidade, segurança e bem-estar da população. Sobre esses pilares é que se constrói uma sociedade justa, próspera e feliz.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário