Mudar o mundo através dos livros


Editorial

0

No início do século XX, quando Resende Costa começava a dar seus primeiros passos como município independente, algumas importantes obras surgiram na cidade. Podemos destacar, dentre elas, a construção do Grupo Escolar Assis Resende e do Teatro Municipal e a criação da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, que em 2018 completará 100 anos e é destaque nesta edição do Jornal das Lajes.

Não há como pensar no desenvolvimento de um povo e de uma nação, sem antes investir seriamente em educação e cultura, ou seja, o governante que deseja prosperidade para a sua terra deve oferecer educação a seu povo. Não é falácia afirmar que a decadência em que se encontra o sistema político brasileiro é fruto da falta de compromisso e de investimento em educação, há décadas. O cidadão que pensa e é consciente do seu dever de agente da história, jamais entregará o governo do seu país nas mãos de políticos corruptos.

A educação forma consciências críticas e estabelece bases sólidas para a construção de uma nação comprometida com a ética. É o que vemos faltar no Brasil da JBS, da Odebrecht, dos empresários inescrupulosos e dos políticos gananciosos. Enquanto a elite que detém o controle do dinheiro e do poder em nosso país se deleita com os privilégios que nós, povo, a outorgamos, cá estamos nós, incrédulos e apáticos ante a perspectiva de um futuro melhor.

Começaremos a construir uma sociedade mais justa, ética e que ofereça oportunidade a todos, somente quando a educação for prioridade. Como pensar em fazer reformas importantes para o Brasil, como a política, a tributária e a previdenciária, se grande parte da população é incapaz de entender quais os rumos que o país deve tomar?

Quando o coronel Francisco Mendes Resende, primeiro administrador público de Resende Costa, decidiu construir uma escola e um teatro e criar uma biblioteca pública numa pequenina cidade, ele estava visionariamente erguendo a base para um futuro próspero que hoje, 105 anos depois, celebramos.

Resende Costa é uma das cidades da região das Vertentes que mais se desenvolveu econômica e socialmente nas últimas décadas. A vocação do resende-costense para o trabalho vem impulsionando este desenvolvimento que se torna cada vez mais criativo. Um exemplo disso é a Mostra de Artesanato e Cultura, que chegou à sua 5ª edição neste ano, e tem tudo para ser vitrine do que o nosso povo produz.

De mãos dadas com o trabalho, encontra-se a vocação do resende-costense para o estudo. Diariamente saem de Resende Costa cinco ônibus levando estudantes para São João del-Rei. A cidade já se destaca na região pelo número expressivo de alunos matriculados em universidades e cursos técnicos em diversas cidades de Minas e do país.

Neste ano, a Escola Estadual Assis Resende comemorou a aprovação de 22 alunos em vestibulares dos mais diversos cursos e instituições de ensino superior. A Escola Municipal Paula Assis, localizada na zona rural de Resende Costa, também tem muito que comemorar: sete alunos foram aprovados nos vestibulares, coroando o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido na escola pelos educadores do nosso município.

O fruto do investimento em educação e em oportunidades de trabalho já vem sendo colhido em Resende Costa. Recentemente, a Polícia Militar divulgou dados que confirmam que o município apresenta o menor índice de crimes violentos do Estado de Minas Gerais. “Isso é fruto da dedicação do nosso povo ao trabalho”, disse o prefeito Aurélio Suenes, durante a cerimônia oficial de comemoração do aniversário da cidade, no dia 2 de junho.

Sim, prefeito, o trabalho dignifica o homem, leva-o para longe da criminalidade e lhe proporciona vida próspera. Mas, antes de tudo, é preciso exaltar a importância que a educação tem em nosso município. Ela tem sido, sem dúvidas, a base para o desenvolvimento econômico, social e humano que hoje comemoramos.

Abrimos este editorial falando da quase centenária Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto. Concluímos deixando a seguinte mensagem aos nossos leitores: visitem a biblioteca, leiam e encontrem nos livros os atalhos para a construção de um mundo mais justo, solidário, humano e ético. Encontrem nos livros o caminho que traga de volta a esperança. Tenham coragem e cultivem o sonho de mudar o mundo através dos livros.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário