Natal Luz é aposta da Prefeitura de Resende Costa para atrair turistas e divulgar a cidade

Com investimento de cerca de 200 mil reais, pontos turísticos da cidade ficarão iluminados entre os dias 27 de novembro e 7 de janeiro


Cidades

Vanuza Resende0

Ainda com muitas indefinições, mas com um cenário melhor do que o de 2020, o Natal 2021 se aproxima e com ele vêm as expectativas de uma retomada segura das atividades turísticas. A Prefeitura Municipal de Resende Costa realizarão neste ano o Projeto Natal Luz, que recebeu o nome, através de votação nas redes sociais, “Natal Tecendo Luz”. O projeto foi criado originalmente em 2020, porém, devido ao cenário da pandemia de Covid-19, não foi possível realizá-lo.

Lucas Paulo, vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito, falou ao JL sobre a importância do projeto para impulsionar o turismo na cidade. “A administração avalia esse projeto como algo muito importante. A ideia surgiu no ano passado, mas, devido ao tempo, não conseguimos executar. Já começamos esse ano com todo um planejamento antecipado. A gente considera esse investimento muito necessário. Alguns municípios têm projetos semelhantes e que dão muito certo. Queremos transformar o Natal em um momento diferente, voltado às famílias da nossa cidade. Que possamos também atrair turistas para a nossa cidade”.

O secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio Melo de Oliveira, falou sobre a elaboração do projeto em 2021. “Um projeto que vai iluminar, de forma planejada, pontos históricos e turísticos da cidade, tal como já ocorre em diversas cidades do país, como Gramado (RS) e Tiradentes (MG). O objetivo é também atrair turistas e fomentar a economia local. O Natal é momento de trazer brilho, alegria e esperança às pessoas, especialmente nestes tempos difíceis em que vivemos, devido à pandemia de Covid-19”.

Thaísa Lara, secretária de Administração e Fazenda, falou sobre a elaboração do projeto, que vem sendo planejado há algum tempo. “A gente já tinha o costume de enfeitar alguns pontos públicos, como a prefeitura. Fazíamos de forma simples, com mão de obra da prefeitura mesmo, mas não era uma iluminação profissional. Nós adaptamos o projeto que foi elaborado no ano passado; estamos trabalhando com a elaboração há algum tempo”.

 

Pontos iluminados

De acordo com Lucas Paulo, estão sendo investidos no projeto Natal Luz cerca de 200 mil reais, sendo 176 mil reais destinados à montagem da estrutura e um valor em torno de 25 mil reais para a realização de eventos culturais. Uma empresa de Belo Horizonte, Alternativa Eventos, ganhou a licitação e executará o projeto. 

O Natal Luz acontecerá entre os dias 27 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022. Os locais a serem iluminados serão o Mirante das Lajes, o canteiro central da Praça Mendes de Resende, a Praça Rosa Penido, o canteiro central da avenida Ministro Gabriel Passos e o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) na avenida Alfredo Penido. “Tratam-se de pontos turísticos de Resende Costa. Quando escolhemos esses locais, levamos em consideração a localização deles, o fluxo de visitação, a possibilidade de acesso a eles tanto da população local quanto de turistas. São endereços da cidade que representam a nossa história”, disse o secretário de Turismo, Artesanato e Cultura.

Entre os dias 27 de novembro e 25 de dezembro acontecerão, nos finais de semana, apresentações musicais em alguns pontos iluminados. Thaisa Lara diz que a intenção é justamente fortalecer o turismo a partir das apresentações. “É um projeto bem bacana, bem família. As pessoas poderão também admirar e contemplar a iluminação ao som de música ao vivo”.

 

Investimento para atrair turistas e reunir famílias

 “A gente ainda passa por momentos difíceis devido à pandemia. O Natal é um momento de renascimento, de novos sonhos que nascem, de novas ideias e novos planos. Acredito que vai ser um momento importante para as famílias, para as crianças. Com esse projeto, iremos também fomentar o turismo, divulgar o nome da cidade e atrair cada vez mais pessoas para conhecer Resende Costa”, disse Lucas Paulo

O cuidado com a segurança foi planejado, conforme explica a secretária de Administração, Thaísa Lara: “Na licitação deixamos claro que precisamos de uma equipe de apoio para fazer a ronda durante a madrugada, a fim de cuidar dos enfeites e evitar possíveis atos de vandalismo. Espero que a população saiba aproveitar esse momento e compareça como foi em anos anteriores. Mas que esse ano seja maior ainda. Que os resende-costenses possam de fato contemplar e aproveitar esse momento, especialmente devido a tudo que vivemos”.

Aproveitar o tempo do Natal para iluminar as cidades tem acontecido em diversos lugares do Brasil, como em Tiradentes. O evento atrai turistas de todas as partes e ajuda a divulgar as cidades que o realizam. O secretário André tem a expectativa de que o Natal Tecendo Luz possa conquistar os resende-costesenses e atrair visitantes à cidade. “Resende Costa já atrai e encanta os visitantes pela sua beleza, por sua história e pelo artesanato. No início deste ano, fomos contemplados pelo governo do Estado com o título de “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”, um reconhecimento da vocação de Resende Costa para as artes, para o turismo e a cultura. O projeto incentivará ainda mais o turismo na cidade e também na região, assim como já acontece na bela e histórica Tiradentes. Digo sempre que devemos aprender e compartilhar experiências que vêm dando certo em cidades nas quais devemos nos espelhar. A experiência do turismo nos mostra isso. Se podemos partilhar experiências e bons projetos, por que não fazê-lo? Todos saem ganhando, afinal, o turismo deve ser regionalizado, ou seja, cada lugar apresenta os seus atrativos, valoriza sua cultura e, no fim, todos compartilham entre si as suas diversidades e experiências”.

 “O Natal Luz, neste fim de ano, será um importante atrativo para Resende Costa e região. Costumo também dizer que o turista é atraído pela beleza dos lugares onde ele visita, ou seja, quem vem a Resende Costa quer ver a beleza do nosso artesanato, a paisagem magnífica das lajes, a igreja matriz e as praças que conferem identidade interiorana e bucólica à nossa cidade. Resende Costa é uma cidade bonita, acolhedora e aconchegante. Nós resende-costenses sentimos isso e os nossos visitantes concordam conosco. O Natal Luz destacará ainda mais as belezas da nossa cidade. Teremos verdadeiramente, neste final de 2021, um Natal de luz, de esperança e alegria. É isso que queremos oferecer e desejar à nossa população”, diz o secretário de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio.

Lucas conta com o apoio da população e acredita na força do projeto. “É um projeto que veio para ficar. Que cada vez mais some forças e consiga alcançar o seu objetivo, que é fortalecer o encontro das famílias e impulsionar o turismo em nossa cidade”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário