Night Run abre o calendário de corridas rústicas em Resende Costa

Pela primeira vez na cidade, a prova contou com a participação da Federação Mineira de Atletismo


Esporte

Vanuza Resende0

fotoLargada do Night Run na Rua Gonçalves Pinto, em Resende Costa (Foto Luiz Nei, arquivo pessoal)

Resende Costa foi palco, mais uma vez, de corrida rústica. A terceira edição da corrida noturna Night Run foi realizada no dia 26 de janeiro e reuniu mais de 150 atletas para um percurso de 6 km pelas ruas da cidade. O evento foi promovido por Luiz Nei Resende, membro da equipe de atletismo de Resende Costa, “Novo Amanhecer”, que comentou sobre o evento. “Há três anos eu organizo essa prova sempre no final de janeiro. Pensei em um percurso menor para atingir maior número de participantes, desde quem está começando até os atletas mais experientes. Como sempre, o percurso tem morros, é impossível fazer um percurso plano devido à geografia da cidade.”

A prova abriu o calendário de competições de Resende Costa e contou com a presença de vários atletas da cidade e da região.  Segundo Luiz Nei, além de incentivar a prática de atividades físicas, o evento foi organizado para mostrar que praticar esporte é promover saúde e bem-estar. “Acho importante ter essas corridas para estar incentivando a galera. Além de incentivar os treinos diariamente, para se ter uma boa performance durante a corrida”, diz Luiz.

 

Classificação

Participaram da corrida 103 atletas na categoria masculino e 64 na categoria feminino. O grande número de mulheres chama a atenção, uma vez que nas primeiras provas de corridas rústicas a presença de atletas femininas era muito pequena. Luiz Nei comenta o aumento no número de mulheres que disputam as provas: “A gente percebeu um número acentuado de mulheres na corrida, foram mais de 60. Isso prova o crescimento do esporte também no público feminino, já que nas primeiras corridas aqui na cidade, por volta de 2010 a 2012, eram no máximo cinco mulheres”, relata Luiz.

No Night Run, o pódio masculino ficou ocupado da seguinte maneira: Robson Antonio dos Santos, da equipe Cevada Runners (23 minutos); Fabiano Tadeu de Sousa Marques, da equipe Pegasus (23 minutos e 4 segundos); Anderson Batista Lisboa (23 minutos e quinze segundos); Vitor Moreira de Sousa, da equipe HC (23 minutos e 17 segundos) e, por fim, também na casa dos 23 minutos, o atleta da equipe Novo Amanhecer, José Igor de Resende (23 minutos e 40 segundos).

O pódio feminino teve a presença de duas atletas resende-costenses: Luciana de Fátima Resende, em terceiro lugar, com o tempo de 33 minutos e 1 segundo; e Luciana Aparecida Pinto Portes, em quinto lugar, com o tempo de 34 minutos e 41 segundos. A primeira geral na categoria feminino foi a atleta da equipe Pegasus, Thainara Cristina Amaral Silva, que abriu um bom tempo quanto à segunda colocada. Thainara completou a prova com 30 minutos e 8 segundos; já a segunda colocada, Bianca Cristina dos Santos, chegou com 32 minutos e 13 segundos. A quarta colocada foi Márcia Aparecida Assis Lima, da equipe Penélopes, que completou a prova com 33 minutos e 22 segundos.

Além dos cinco primeiros colocados gerais, os três melhores de cada faixa etária também subiram ao pódio. A divisão por faixa etária começa com atletas de 15 a 19 anos e segue dividida de 4 em 4 anos, até os atletas com mais de 65 anos. Na categoria masculino, três atletas resende-costenses foram os primeiros em sua faixa etária. José Antônio da Silva, de 35 a 39 anos; José Roberto Firmino, de 40 a 44 anos; e Edivaldo Gonzaga Resende, de 60 a 65 anos. Todos os atletas participantes receberam medalhas.

 

Presença da Federação Mineira de Atletismo

Pela primeira vez, Resende Costa contou com a presença de árbitros da Federação Mineira de Atletismo (FMA) em uma corrida. Luiz conta que surgiu uma proposta por parte da FMA e acredita que a participação foi positiva. “A gente fez um teste com a presença dos árbitros, mas acredito que essa participação profissional veio pra somar. Teremos alguns benefícios porque agora a corrida passa a ser homologada pela Federação e fará parte do calendário mineiro de corrida. Assim, os atletas podem usar a prova para largar no pelotão de elite em uma grande prova, como a São Silvestre e a Volta da Pampulha. Podem participar também do Bolsa Atleta, além de cortesias para provas em Belo Horizonte que possam ser oferecidas pela FMA”, explica Luiz.

Ainda segundo o organizador, a presença da FMA estipula algumas regras, como, por exemplo, não correr nas calçadas. Mas a intenção não é criar punições para as provas, apenas trabalhar as regras do atletismo. “Tem algumas regras sim, mas jamais a Federação e eu, como organizador, vamos desclassificar algum atleta e, sim, conscientizar sobre as regras do atletismo.”

 

Calendário de provas

O ano de 2019 não será diferente dos anteriores. O calendário será movimentado na modalidade corridas de rua. Segundo Luiz Nei, serão realizadas mais quatro provas na atual temporada. No dia 9 de março, acontecerá a Primeira Corrida Feminina, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com percurso de 6 km. No dia 8 de setembro, os atletas vão disputar uma prova de 8 km na Corrida das Lajes. No mês de outubro, está prevista a realização de mais uma edição da Corrida de Nossa Senhora Aparecida, em que serão percorridos 10 km. Ainda neste ano, Resende Costa receberá uma etapa da RTR (Resende TrailRun), com data a ser definida.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário