Norte de Portugal: Cinfães, pequeno município próximo a Resende, estimula carro elétrico

Foi instalado o primeiro posto de carregamento elétrico, no centro da cidade, para abastecer dois veículos em simultâneo.


Economia

José Venâncio de Resende0

Posto de carregamento para carros elétricos (foto: Câmara Municipal).

O município português de Cinfães, a cerca 25 km de Resende (no distrito de Viseu, região Norte), com 20.427 habitantes (dado de 2011), decidiu apostar na mobilidade elétrica e já instalou o primeiro posto de carregamento para carros elétricos na sede do Concelho. O posto, localizado na Alameda da República (próximo ao antigo quartel dos Bombeiros de Cinfães), permite o abastecimento de dois veículos em simultâneo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal (equivalente a prefeito no Brasil), Armando Mourisco, o objetivo é a promoção de uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixos impactos ambientais. Assim, a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos no território do concelho assume grande relevância. Mediante o número de utilizadores, o Município pondera a colocação de mais postos de carregamento, em outros pontos do Concelho.

Este ponto de carregamento integra o Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica, no âmbito do MOBI.E, iniciativa do Estado Português que tem por objetivo o desenvolvimento e a promoção de novos modelos energéticos de mobilidade sustentável.

Breve histórico

A vila de Cinfães, com cerca de 3.300 habitantes, é sede do município, subdividido em 14 freguesias. Faz divisas com os municípios de Marco de Canaveses, Baião, Resende, Castro Daire, Arouca e Castelo de Paiva. E é delimitado pelos rios Douro (a norte), Paiva (a poente) e Cabrum (a nascente) e, ao Sul, pela cordilheira da Serra de Montemuro.

O passado histórico do município está ligada aos Cavaleiros Templários - que possuíram fortalezas, como a Torre do Chã e a Torre dos Pintos - e à história da infância de El-Rei D. Afonso Henriques e seu aio Egas Moniz, o primeiro detentor da “Honra de Resende”.

Cinfães possui um importante património edificado, destacando-se igrejas românicas, como a Igreja de São Cristóvão de Nogueira, e a Igreja da Senhora de Cales ou Cádiz, entre outras. O território do município, baixa densidade demográfica, apresenta-se com elevado potencial natural turístico (Fonte: Wikipédia).

Mais informações sobre Cinfães em: https://cm-cinfaes.pt/

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário