Noticiário de TV da Galiza (Espanha) já comenta jornais portugueses na língua original


Cultura

José Venâncio de Resende0

Valentim e Maragoto, em Santiago de Compostela, Galiza.

A língua portuguesa, a cada ano, ganha importância na Galiza, comunidade autônoma espanhola (equivalente a estado no Brasil) que faz divisa com Portugal. O português, assim como o galego, é descendente do galego-português (galaico-português), língua que foi falada na Idade Média nas regiões de Galiza e Portugal.

A “Lei para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia” (Lei nº 1 aprovada em 24 de Março de 2014 pelo Parlamento da Galiza), mais conhecida como Lei Valentín Paz-Andrade, continua gerando frutos, ainda que muitos possam ser considerados simbólicos.

Já é possível, por exemplo, noticiário de TV na Galiza comentar jornais portugueses na língua original – o galego é língua co-oficial na Galiza ao lado do castelhano. “Recentemente, o que mais me chamou a atenção foi a TVG (Television de Galicia) mostrar no eclã (tela) a capa de um jornal português e destacar a manchete na língua portuguesa”, diz Eduardo Maragoto, presidente da Associaçom Galega da Língua (AGAL).

“Simbolicamente, isto é muito importante”, acrescenta Valentim Fagim, professor de português e membro da Academia Galega da Língua Portuguesa. Também tem aparecido com mais frequência na televisão programas de variedades (culturais, musicais, gastronômicos etc.), com a presença de repórteres galegos (em Portugal) e portugueses (na Galiza).

Outro fato simbólico é o diário oficial da Galiza (DOGA) ter publicado, pela primeira vez, uma versão em português da sua edição online, complementa Maragoto. Além disso, recentemente, o presidente da Galiza (equivalente a governador no Brasil), Alberto Núñez Feijoo, recebeu do governo português a medalha “Afonso Henriques”, pelo trabalho na difusão da língua portuguesa.

Outra novidade é que o Conselho da Cultura Galega acaba de se tornar observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Esperamos que o Conselho dê passos importantes para incorporar o português em atividades como publicação de livros e criação de site em português”, diz Maragoto.

O presidente da AGAL não apenas defende a manutenção de atividades que o movimento civil galego já desenvolve em português. Também preconiza que a Academia Galega da Língua Portuguesa seja incluída como órgão consultivo da CPLP.

Merece ainda destaque o projeto “Arritmar” – ou “Ritmando” – promovido pela Escola Oficial de Idiomas. Em Outubro de 2016, foi realizada uma “gala”, ou evento, para entregar quatro prêmios (melhor música em galego, melhor música em português, melhor poema em galego e melhor poema em português) aos vencedores, escolhidos por estudantes das escolas de idiomas de Santiago de Compostela. Em Dezembro, foram selecionados as músicas e os poemas a serem premiados em 2017.

Link relacionado:

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/cresce-o-interesse-pela-lingua-portuguesa-na-galiza-espanha-/1747/

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário