Nova composição do Legislativo Municipal


Informativo da Câmara

Marina Vale*0

Plenário da Câmara Municipal de Resende Costa (Foto André Eustáquio)

No último domingo, dia 15 de novembro, aconteceram as eleições municipais 2020. Em Resende Costa, foram eleitos para o cargo maior do Executivo: José Gouvea Filho, o Zinho Gouvea (prefeito), e Lucas Paulo de Assis Vale (vice-prefeito).

Para o Legislativo Municipal, foram eleitos os seguintes candidatos:

  • Coló do Cajuru (PSD) – 339 votos
  • Fernando Chaves (PDT) – 315 votos
  • Paulinho da Barbearia (MDB) – 299 votos
  • Fernando Guerra (PT) – 267 votos
  • Cleiton (PSD) – 257 votos
  • Cláudio do João Pergentino (PSDB) – 200 votos
  • Joãozinho do Antônio Dias (MDB) – 189 votos
  • Lucas do Pastel (PSDB) – 182 votos
  • Zé do Dico (PT) – 172 votos

Desta lista, dois candidatos já são vereadores e foram reeleitos para mais um mandato: Joãozinho do Antônio Dias e Zé do Dico.

 

Saiba um pouco mais sobre os nove vereadores eleitos em Resende Costa no domingo, 15 de novembro

João Dias, o Joãozinho do Antônio Dias, atual presidente da Câmara, iniciará em janeiro de 2021 o seu terceiro mandato de vereador. Filiado ao MDB, João Dias vem desenvolvendo seu trabalho parlamentar representando o homem do campo. Através de emendas parlamentares, o vereador reeleito para a legislatura 2021-2024 conseguiu melhorias nas áreas da educação, saúde, lazer e infraestrutura.

José Assis Sobrinho, o Zé do Dico exerceu a função de presidente do Conselho Comunitário do Povoado do Ribeirão Santo Antônio por vários mandatos, e é membro atuante da Associação São Vicente de Paula. O vereador reeleito pelo PT já foi Secretário de obras da Prefeitura Municipal de Resende Costa, durante o mandado 2009-2012 e é o primeiro vereador a alcançar o sexto mandato na Câmara Municipal.

Elson Antônio Ribeiro, o Coló do Cajuru, é trabalhador rural, membro atuante no time de futebol e do Conselho Comunitário do povoado do Cajuru. Foi o candidato mais votado nas eleições 2020, com 339 votos. Como vereador eleito mais votado, ele assumirá a Presidência da Câmara na sessão solene de instalação da Legislatura, no próximo dia 1º de janeiro, até a constituição da primeira Mesa Diretora.

Fernando de Resende Chaves tem um histórico de atuação em associações, conselhos e movimentos sociais. Foi presidente de ONG ambiental, membro de conselhos municipais na área cultural e turística, presidente de associação estudantil e Secretário Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura. Filiado ao PDT, Fernando Chaves possui experiência também como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de São João del-Rei.

Paulo Altivo de Moura, o Paulinho da Barbearia, trabalhou por muito tempo como tecelão. Atualmente, é barbeiro e funcionário público, atuando como Agente de Combate a Endemias em Resende Costa.

Luis Fernando da Silva, o Fernando Guerra, tem origem familiar no Povoado dos Pintos. Atualmente, é Agente Comunitário de Saúde, em Resende Costa. Atua como voluntário na Sociedade São Vicente de Paulo e foi um dos fundadores do MAC (Movimento Arena Cultural). Foi Conselheiro Tutelar entre os anos 2016 e 2018.

Cleiton Afonso dos Santos é Engenheiro Mecânico e funcionário da COPASA há mais de 18 anos. Já exerceu o cargo de vereador entre os anos 2009 e 2012 e iniciará o seu segundo mandato. Atuou também como Secretário Municipal de Transportes e de Administração e Fazenda em Resende Costa.

José Cláudio de Sousa Resende, o Cláudio do João Pergentino, atua como Conselheiro Tutelar, em seu terceiro mandato, tendo sido um dos mais votados para o compromisso de proteger e defender os direitos das crianças e dos adolescentes de Resende Costa.

Lucas Antônio de Resende, o Lucas do Pastel, é conhecido pela sua atuação nos movimentos religiosos da cidade, em especial, na RCC (Renovação Carismática Católica) de Resende Costa e no Terço de Oração da Capela de São Judas Tadeu, no Bairro Várzea.

 

Rito de posse e eleição da Mesa Diretora

A posse dos vereadores ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2021, às 10h, em sessão solene de instalação da Legislatura. Na ocasião, será eleita a Mesa Diretora para p mandato de dois anos. A reunião será iniciada pelo último presidente da Câmara, Joãozinho do Antônio Dias, o qual convidará o vereador mais votado, Coló do Cajuru, para assumir a presidência da sessão solene até a constituição da nova Mesa Diretora. Tomarão posse também os prefeito e o vice-prefeito eleitos.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal se faz por cargo ou chapa, por votação nominal, podendo a inscrição ocorrer até a hora da eleição por qualquer vereador. Importante ressaltar que serão observadas as exigências e formalidades previstas no Regimento Interno da Câmara Municipal.

 

*Assessora Jurídica da Câmara Municipal de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário