Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Lagoa Dourada


Saúde

Nayana Carvalho0

Nova UBS está localizada no Bairro do Bom Jesus (Foto Nayana Carvalho)

Em setembro último, a população de Lagoa Dourada foi beneficiada com a inauguração de um novo espaço reservado para a saúde: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Iracema Batista de Meneses. A UBS foi construída no Bairro do Bom Jesus e é também a nova sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) Integração. A cerimônia de inauguração foi realizada às 19 horas do dia 25 de setembro e contou com a presença do prefeito de Lagoa Dourada, Antônio Carlos Chaves de Resende, do secretário municipal de saúde, José Eustáquio Chaves de Resende, da equipe de saúde Integração e da filha da homenageada Iracema Batista de Meneses, Marília Aparecida da Costa.

Durante a solenidade, foram homenageados os nove agentes comunitários que fazem parte da equipe Integração. O padre José Walter de Carvalho também esteve presente e abençoou o novo espaço. Em seguida, a UBS foi oficialmente aberta ao público, que pode conhecer a estrutura.

Foram investidos R$350.095,14 para a conclusão do centro de saúde, que possui dois consultórios médicos, uma sala de ginecologia, uma sala de curativo, uma sala de triagem, um consultório odontológico (que funcionará em breve), um quarto com dois leitos, dentre outros.

O nome da UBS homenageia Iracema Batista de Meneses, que se dedicou a lutar por melhores condições na área da saúde em Lagoa Dourada. Durante seu discurso, o prefeito Antônio Mangá falou sobre a homenagem: “A dona Iracema, que estamos homenageando, foi uma pessoa que viveu pelo povo de Lagoa Dourada. Nada mais justo e mais merecido a homenagem a esta que foi uma lutadora pela nossa cidade e pela saúde dos lagoenses. O nome dela vai ficar aqui eternamente e sempre será lembrada como uma pessoa que deu seu suor pelos doentes e pelos humildes”.

Já o secretário de saúde, José Eustáquio, fez um convite para que a população esteja presente no ambiente da unidade, dando sugestões e cuidando do espaço: “A nova UBS é um lugar amplo, com uma boa estrutura para os atendimentos médicos, para realização dos grupos e, futuramente, para o atendimento do dentista. Peço que cuidem deste lugar. Ele é de vocês! Participem dos grupos, deem sugestões sobre outros grupos que gostariam que fossem feitos aqui”.


A ESF Integração

 

A ESF Integração atende bairros da cidade e da zona rural. Além do atendimento médico - todos os dias são disponibilizadas 20 fichas para atendimento na parte da manhã e três dias por semana atendimentos na zona rural - a estratégia Integração organiza grupos de hipertensão, diabéticos, tabagista e caminhada. Contam, ainda, com o atendimento de uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que realiza trabalhos domiciliares. São oferecidos, também, exames de preventivo e saúde da mulher, e trabalhos especiais voltados para as crianças, como pesagem orientada por nutricionista. Em média, são realizados todos os dias seis curativos em domicílio, além dos medicamentos controlados que são entregues em casa pelos agentes comunitários.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário