Novas referências para uma visão renovada do Brasil, de nossa cidade e nossa região


Artigo

José Venâncio de Resende0

Viver fora do Brasil, ainda que parte do ano, nos proporciona um distanciamento confortável para acompanhar o cotidiano do País.

Ao mesmo tempo, acentua a sensação de insegurança, especialmente nas grandes cidades brasileiras; a nossa intolerância contra a inflação alta, que prejudica mais os menores salários e rendimentos; a certeza de que é preciso exercer um combate sem tréguas contra a corrupção, que desvia recursos públicos dos serviços essenciais.

Acentua a nossa crença de que o Brasil precisa urgentemente de uma reforma política com “p” maiúsculo; a convicção de que não existe outro caminho que não o de investir forte na educação e eliminar as amarras (burocrática e tributária) ao empreendedorismo.

Acentua o nosso sonho de uma guinada na diplomacia comercial brasileira, que privilegie os acordos comerciais bilaterais para abrir mercado aos produtos industrializados; a nossa crença de que é preciso preservar o que ainda resta da floresta amazônica para o bem, não apenas dos brasileiros, mas também da própria humanidade.

Além de observar o Brasil de posição privilegiada, desenvolvi o meu trabalho de colaborador do Jornal das Lajes em Lisboa. Muita gente, certamente, deve perguntar: “que interesse tem Portugal para um jornal de uma cidade pequena como Resende Costa?” Eu responderia tranquilamente que tem tudo a ver. Afinal, Resende Costa já é conhecida nacionalmente, mundialmente, e o Jornal das Lajes faz parte deste processo; hoje, reforçado pela internet e, em particular, pelas redes sociais.

Nunca é demais lembrar que a globalização valorizou o local e o regional. A presença permanente na internet e, em particular, nas redes sociais propaga as “marcas” do jornal e da cidade para o imenso mundo que fala a língua portuguesa. Este é um fenômeno que os próprios empresários (artesãos, industriais e comerciantes) deveriam levar em conta na sua estratégia de propaganda e marketing.

Destaco, neste período em Lisboa, a descoberta de movimentos sociais pela recuperação e pelo fortalecimento da língua portuguesa no Estado da Galiza (berço do nosso idioma) e em Olivença (“cidade portuguesa” no Estado da Extremadura), ambos na Espanha, cujas reportagens estão publicadas no site do Jornal das Lajes. A este movimento está associado o crescente interesse de aproximação dessas regiões com os países que falam o português, em especial o Brasil, o que pode abrir uma enorme perspectiva em termos cultural e comercial.

Outra descoberta fantástica foi a cidade de Belmonte, terra do descobridor Pedro Álvares Cabral e uma das mais antigas comunidades judaicas de Portugal (ver reportagem no site do Jornal das Lajes). O jornalista e coordenador do Gabinete e Museu Judaico, José Levy Domingos, e outras lideranças locais estão buscando viabilizar um acordo de cooperação entre Portugal e Brasil, que estimule o fluxo cultural, econômico-social e turístico tendo Belmonte como centro de atração.

Quem sabe em futuro próximo possam ocorrer não apenas atividades literárias, intercâmbio cultural, visitas aos monumentos históricos e apreciação da gastronomia dos dois países, como também exposição de artesanato das várias regiões brasileiras, inclusive de Resende Costa, no Museu dos Descobrimentos de Belmonte?

 

Desejo um ano de 2015 repleto de novas oportunidades e realizações para todos.    

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário