Número de casos de HIV diminui na região do Campo das Vertentes


Saúde

Vanuza Resende0

Enfermeira Luana Melo, coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) da Secretaria Municipal de Saúde (Foto Superintendência de Imprensa)

As notificações de novos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) caíram 50% no ano de 2018 em São João del-Rei, se comparadas com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As últimas informações divulgadas pelo CTA informavam que o número de portadores de HIV/Aids na região em 2017 havia aumentado 30% em comparação ao ano de 2016.

A enfermeira coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Luana Cristiana Melo, fala sobre os dados: “Em 2018, tivemos uma baixa dos pacientes diagnosticados positivamente com HIV. No ano passado, houve 32 casos positivos; e esse ano, 16 novos casos.”

Em 2018, as ações de alerta e cuidados com as doenças foram intensificados na cidade “A gente tem trabalhado muito com palestras, os chamados trabalhos extramuros. Distribuímos folders, preservativos em datas comemorativas, em festas e pontos estratégicos da cidade. Estamos sempre buscando acolher a população para buscar diminuir cada vez mais o número de pacientes diagnosticados com HIV”, diz Luana.

Mesmo com a diminuição no número de pessoas diagnosticadas com HIV, a quantidade de pacientes atendidos pelo CTA é considerada alta na região do Campo das Vertentes. Atualmente, são 379 pacientes de 19 municípios que fazem tratamento no Centro.

Um estudante de 22 anos, soropositivo, que preferiu não se identificar, acredita que a informação precisa ser a principal aliada para que o número de pessoas diagnosticada com HIV continue diminuindo. “Eu não me refiro apenas a campanhas esporádicas do governo na TV. Acho que a informação deve ser passada nas escolas, pelos professores, e também em casa, pelos pais. Saber o que é o vírus e como se pode contrair – sendo heterossexual ou homossexual – é muito importante, desde cedo”.   

De acordo com o estudante, o tratamento que ele faz é tranquilo. “O tratamento em si requer só um remédio por dia. Fora isso, de seis em seis meses eu realizo um exame de carga viral para acompanhar o estado do vírus e, sazonalmente, tenho que realizar uma consulta para renovar a receita do meu medicamento. Não tem tanta interferência assim na minha vida”, disse ele.

O jovem diz que fazia parte do grupo de pessoas que acham que nunca vão passar por isso. “Sempre se tem a impressão do ‘comigo não acontece’. Foi o que ocorreu comigo. A infecção ainda é muito ligada aos homossexuais, principalmente na abordagem da mídia. Acho que isso gera uma sensação de que heterossexuais não contraem o vírus. Mais uma vez, creio que a informação seja a maior aliada”, afirmou o estudante.

 

Teste

O CTA fica localizado à Rua Maria Teresa, 110 – Centro e disponibiliza gratuitamente o Teste Rápido, de segunda a sexta das 07h e 30min às 10h e de 13he e 30min às 16h. O teste identifica HIV, Sífilis e Hepatites B e C no sangue do paciente, com resultado em 15 minutos. É necessária apenas a apresentação de documento com foto. O telefone para mais informações é (32) 3372-8097.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário