O que planeja o prefeito de Resende Costa para o seu segundo mandato?


Entrevistas

André Eustáquio0

Aurélio Suene prestou juramento durante cerimônia de posse. Ao fundo, o vice-prefeito Zinho Gouvêa (Foto André Eustáquio)

Aos 37 anos, Aurélio Suenes de Resende (PSD) assumiu no dia 1º de janeiro o segundo mandato como prefeito de Resende Costa. No momento em que o país passa por grave crise política e econômica, com reflexo nos caixas dos municípios, sobretudo os de pequeno porte, Aurélio não perde o otimismo e planeja o mandato que vai até 2020. O prefeito conversou com o JL sobre o seu primeiro mandato, os projetos que não foram realizados e as prioridades para o segundo governo.

Como o senhor avalia o primeiro mandato? Quais as obras e ações que ficaram por fazer? Por que não foram feitas? O balanço é bastante positivo apesar da crise que assola não somente os municípios brasileiros, como também os Estados e a União. A prefeitura está atravessando esse momento com serenidade e equilíbrio. Com muito orgulho, Resende Costa está entre os poucos municípios do Brasil que conseguem honrar os compromissos, pagar em dia os funcionários e os fornecedores e ainda fazer obras por todo o município. Claro que ainda temos muito que fazer, por exemplo, a obra da rede de esgoto, que eu gostaria de ter inaugurado no primeiro mandato, mas não foi possível justamente por causa do momento difícil que vive o Governo de Minas, que é o responsável pela obra por intermédio da COPASA.

Quais serão as prioridades para o novo governo? Dar continuidade à obra de esgotamento sanitário de Resende Costa. Apesar dos investimentos já feitos pela COPASA, a população sofre com a falta desse serviço que reflete na saúde publica. Daremos continuidade às obras de infraestrutura de pavimentação de ruas, calçamentos e recapeamento de ruas de pedra. Ampliaremos o cemitério. Planejaremos ações eficazes para impulsionar o turismo e o artesanato, que são as nossas principais fontes de renda. Na área de saúde, implantaremos a terceira equipe de PSF. Melhorar o atendimento à saúde, esse é o maior desafio de todos os municípios, uma vez que a demanda é crescente e os recursos são cada vez mais escassos. Na Educação, daremos continuidade às ações visando a melhorar cada vez mais a qualidade. Uma das prioridades é a criação do programa “Habitação Solidária”, que consiste em fazer doações de lotes para famílias de baixa renda, a fim de que possam construir suas moradias contando com o apoio de padrinhos. Esse programa visa à redução do déficit habitacional de Resende Costa. Enfim, uma prioridade essencial que é construir uma nova avenida alternativa de acesso à cidade e revitalizar a Avenida Alfredo Penido, oferecendo maior conforto para os moradores e turistas que frequentam as lojas de artesanato na entrada da cidade.

Quais foram os maiores desafios que o senhor encontrou no primeiro mandato? O que espera para o segundo? O maior desafio foi organizar a prefeitura, criar ritmo de trabalho capaz de produzir resultados para a população. Aliado a isso tivemos o grande desafio de equilibrar as contas, resolvendo a situação da complementação salarial dos servidores, isso sem dar prejuízo para o funcionalismo. Resolvemos o problema da iluminação pública que causava prejuízo muito grande aos cofres públicos. Resolvemos o grave problema do lixo; atualmente Resende Costa está entre os poucos municípios do Brasil que faz a destinação correta dos resíduos sólidos. E por fim, regularizamos a expansão de novos loteamentos, situação que até hoje causa enormes prejuízos aos cofres do município.

Como foi formada a nova equipe de governo? Como fizemos no primeiro mandato, prezamos pela meritocracia, colocando pessoas certas nos lugares certos, independente do posicionamento político. O que queremos é o comprometimento e o profissionalismo. Acredito que o bom andamento da instituição depende do trabalho da equipe. Para o novo mandato não teremos maiores mudanças, mudamos somente duas secretarias: Saúde (secretária Aline Caldeira) e Agropecuária e Meio Ambiente (secretário Toninho Ribeiro).

O que o resende-costense pode esperar do segundo mandato de Aurélio Suenes? Sinto-me honrado por ter a confiança do povo de Resende Costa que me conduziu ao governo do município por mais quatro anos. Quero o melhor para minha cidade. O povo pode esperar meu compromisso, meu trabalho incansável para resolver os problemas e manter Resende Costa no caminho do desenvolvimento.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário