O turismo cultural como opção de desenvolvimento e geração de renda


Editorial

0

Entre os dias 27 e 31 de agosto, o MAC (Movimento Arena Cultural) realizou em Resende Costa uma semana de atividades culturais. Os eventos aconteceram no Teatro Municipal e, como mostra uma reportagem desta edição do Jornal das Lajes, contemplaram diversos segmentos da arte, como a música, o artesanato, a literatura e o teatro. A iniciativa do MAC de oferecer ao público opções gratuitas de entretenimento através da arte abre caminho para uma reflexão sobre o potencial que Resende Costa e outras cidades da região possuem para investir no turismo cultural.

Entenda como turismo cultural os atrativos que as cidades oferecem que vão além do patrimônio natural e arquitetônico. Podemos citar as festas religiosas, a gastronomia, os costumes, o folclore, a música, o cinema etc. A histórica e turística Tiradentes é um exemplo. Além do casario colonial preservado e de suas belas igrejas, a cidade atrai grande quantidade de turistas durante eventos culturais, como os festivais de cinema e de gastronomia, criando mais uma opção forte de incentivo ao turismo. O mesmo acontece com outra cidade histórica, Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que sedia a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) – considerada uma das principais feiras literárias que ocorrem anualmente no Brasil e reúne grandes nomes da literatura nacional e mundial.

As cidades que possuem o turismo como opção de renda e de geração de emprego precisam despertar para a necessidade de melhor aproveitar o potencial que o setor oferece, capacitando agentes, incentivando movimentos, associações e empreendedores e investindo na divulgação de seus atrativos turísticos.

A Semana de eventos “Movimento Artístico Cultural”, realizada em Resende Costa pelo MAC, teve a iniciativa popular como principal idealizadora e fonte de mão de obra. O movimento ainda está se estruturando para se transformar em associação. Com isso, o grupo espera poder contar com mais incentivo e apoio financeiro do poder público.

Os movimentos culturais, assim como o trabalho de ONGs e de associações, surgem muitas vezes a partir da iniciativa popular e se amadurecem, tornando-se embriões para importantes trabalhos de resgate das tradições e da cultura em diversas cidades. Em Resende Costa tem-se o exemplo da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), do IRIS (Instituto Rio Santo Antônio) e do MAC (Movimento Arena Cultural), que desenvolvem ações que promovem a cultura em suas diferentes manifestações.

A amiRCo criou a Coleção Lageana, responsável pela publicação de 11 obras (literatura, poesia, história, música, jornalismo, ciência) de diversos autores resende-costenses. O IRIS vem realizando valiosas ações de preservação e conscientização acerca do meio ambiente. Já o MAC, com uma proposta de atuação eclética, congrega jovens artistas de diferentes áreas da cultura que contribuem para a popularização da arte. O movimento já revelou inúmeros talentos, especialmente na música.

A partir da iniciativa dos movimentos e associações exemplificados acima, o poder público tem a oportunidade de criar um canal de diálogo visando ao desenvolvimento da cultural local. Os movimentos populares organizados, quando agem de forma coordenada com as instituições a partir de uma agenda de atividades preestabelecida, podem ser uma via importante de popularização e democratização da cultura. Consequentemente, tornam-se um incentivo a mais para a participação ativa da população na vida cultural da cidade.

O JL vislumbra um cenário atual amplamente favorável ao desenvolvimento do turismo cultural nas cidades da região do Campo das Vertentes, partindo da união do poder público com a iniciativa popular. Cada um fazendo seu dever de casa em prol do bem-comum. Contudo, a primeira tarefa a ser feita é a preservação das tradições e do patrimônio. Miremos, pois, no exemplo de cidades que já enxergaram isso, como Tiradentes, em Minas, e Paraty, no Rio de Janeiro. Ambas preservam seu patrimônio e atraem eventos importantes que valorizam e popularizam a cultura em seus mais diferentes matizes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário