Médico destaca três fatores a serem observados para a prática de atividades físicas ao ar livre durante o isolamento social

É preciso seguir recomendações para caminhar, correr, andar de bicicleta ou passear com o cachorro de forma segura


Esporte

Vanuza Resende0

O isolamento social em vigor em muitas cidades é tido como essencial na tentativa de “achatar a curva” de infecção pelo novo coronavírus no país. A orientação é: saia apenas em casos necessários, como idas a supermercados, bancos e unidades de saúde.

No entanto, antes do isolamento social, era comum ver campos de futebol, praças e estradas em Resende Costa repletos de pessoas praticando atividades físicas. Andar de bicicleta, correr ou levar os cachorros para passearem: E agora? Como fazer e o que fazer? Para o médico Luiz Antônio Pinto, integrante do Comitê de enfretamento à Covid-19 em Resende Costa, as atividades físicas são sempre muito importantes. “A prática de atividade física é sempre importante, durante ou fora da quarentena. Ela está ligada à melhoria no padrão de saúde das pessoas, portanto é sempre importante”, destaca.

 

Precauções ao sair de casa para realizar atividades físicas

Luiz chama a atenção para três fatores importantes durante a prática de atividade física ao ar livre: “Nós vamos ter três preocupações básicas no que diz respeito a exercícios ao ar livre na quarentena. A primeira diz respeito às pessoas saírem de casa. Na verdade, o isolamento social prevê o mínimo possível de circulação de pessoas porque, cada vez que você circula, pode estar levando ou trazendo o vírus para mais pessoas. A segunda preocupação é a aglomeração. Do ponto de vista da aglomeração, se a pessoa conseguir um local para fazer suas atividades físicas longe de outras pessoas, seria o ideal. A terceira questão é que, durante o esforço físico, você lança um vírus em uma distância maior do que a habitual de quando você está andando, resolvendo algum problema na cidade. Quando você corre, há estudos que mostram que você consegue expelir o vírus a cerca de dez metros. Então, veja bem: quando você está correndo no asfalto, por exemplo, e encontra uma outra pessoa do outro lado, (se estiver infectado) você pode mandar o vírus ou receber o vírus. Portanto, tem esse complicador”, explica Luiz.

Luiz chama atenção também para o uso de máscaras: “Tem um cuidado muito importante que é o uso da máscara. Então, além dessas considerações, as pessoas devem usar máscara se saírem para fazer atividade física”, orienta o médico, que frisa a importância da prática de atividades físicas, mas pondera que, no momento, o lugar mais seguro é em casa. “Lógico que quanto melhor meu pulmão estiver, menor a possibilidade de eu ter uma doença respiratória como, por exemplo, as complicações do coronavírus. A atividade física vai ser sempre importante, inclusive para prevenção da doença. Mas se você quiser uma segurança maior, faça seus exercícios em casa, em uma esteira ou uma bicicleta, por exemplo. Se for sair, que seja para pedalar, correr ou passear com o cachorro. Siga as recomendações: use máscara, mantenha distância e evite aglomerações”, recomenda o médico.

 

Ao encontro com a OMS

As recomendações feitas por dr. Luiz seguem a linha da Organização Mundial de Saúde, que ressalta a importância de se manter ativo durante a pandemia. Neste sentido, a OMS apresenta em seu site uma série de sugestões de como se exercitar dentro de casa. Mas também orienta aqueles que “tiverem condições de sair para uma caminhada ou para andar de bicicleta”: que não se esqueçam de manter o distanciamento social e que lavem as mãos com água e sabão antes de sair, quando chegarem ao local e assim que retornarem para casa.” “Se água e sabão não estiverem imediatamente disponíveis, use álcool em gel.”

Importante usar o bom senso e não praticar atividades físicas em locais que não seja possível respeitar o distanciamento indicado.

 

Passeios com os cachorros

Já o Conselho Federal de Medicina Veterinária ressalta que, se os passeios com os animais forem imprescindíveis, por exemplo, no caso de os animais de estimação só fazerem suas necessidades fisiológicas na rua, os tutores devem seguir uma série de recomendações: apenas uma pessoa deve passear com o cão a cada saída; procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos; evite contato com outros animais e pessoas e, na volta para casa, higienize as patas e pelos do pet com água e sabão neutro, de preferência os que sejam adequados ao uso veterinário. Sair só mesmo quando necessário, ressalta o órgão.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário