Organista Elisa Freixo apresentou recital dedicado à Semana Santa, em SJDR

Todos fins de semana e feriados ela recebe em sua casa em Tiradentes pessoas interessadas em conhecer e tocar seus instrumentos de teclado.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Organista Elisa Freixo com um fã (foto: Kamila Amaral).

A mundialmente famosa organista Elisa Freixo apresentou, na quinta-feira santa (29 de março) no Museu Regional de São João del-Rei, um recital de órgãos de tubos, aberto ao público, em homenagem à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O concerto durou cerca de 1 hora e 30 min.

Na introdução do recital, a organista falou sobre o instrumento musical órgão de tubos, que é o mais utilizado em seus trabalhos. Ela escolheu um repertório com obras mais introspectivas no início, simbolizando a dor de Jesus Cristo, e, depois, obras mais leves e alegres que dão significado à Páscoa.

O órgão utilizado é datado do século XVIII, originário de uma capela em uma fazenda no distrito são-joanense de Cajuru, e é de manufatura local. Sua parte sonora foi restaurada e possui 250 flautas. A musicista conta que o órgão emite um som muito alto, e por isso era levado para a parte externa da capela quando havia festas na fazenda.

Elisa, que é paulista, começou cedo no ramo musical. “A minha família tem uma educação musical contínua. Somos cinco músicos profissionais e eu participava de um coro, tocava piano e comecei a tocar órgão aos 11 anos, bem cedo.”

Ela estudou em São Paulo e na Europa e, aos 63 anos, é responsável pelos órgãos do Circuito de Órgãos Históricos de Minas Gerais. Além disso, trabalha com a restauração de órgãos e a formação de novos instrumentistas.

Em Minas já são quatro órgãos restaurados e há mais em projeto. Elisa diz gostar muito do que faz. No entanto, admite que com mais divulgação, mais contato com o pessoal da universidade e da cidade ou com alguém que queira ajudar “seria mais fácil de trabalhar”.

Elisa Freixo abre sua casa, em Tiradentes, todos os fins de semana e feriados para aqueles que tiverem curiosidade em conhecer e tocar seus oito instrumentos de teclado. Entre eles, estão espinetas, clavicórdio e órgão de tubos. A taxa é de R$ 40,00.

A íntegra da reportagem está disponível em: http://www.vanufsj.jor.br/a-organista-elisa-freixo-apresentou-um-recital-dedicado-a-semana-santa-no-museu-regional/

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário