Os sinos de São João del-Rei dobraram por dom Célio (1944 - 2018)


Especiais

André Eustáquio0

fotoDom Célio de Oliveira Goular, quarto bispo de São João del-Rei, morreu aos 73 anos (Foto Divulgação)

Dom Célio de Oliveira Goulart, quarto bispo da Diocese de São João del-Rei, faleceu no dia 19 de janeiro, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas, contra o qual ele vinha lutando desde dezembro de 2016. Dom Célio estava internado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei desde o dia 26 de dezembro de 2017 e seus últimos dias de vida foram marcados por intenso sofrimento.

A notícia do falecimento de dom Célio se espalhou pelas redes sociais ainda na madrugada do dia 19.  Os sinos da histórica São João del-Rei dobraram fúnebres, as igrejas se vestiram de luto e centenas de fiéis, vindos de todas as partes da diocese, se dirigiram à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde o corpo de dom Célio foi velado até a manhã do dia 20 de janeiro, dia em que a Igreja celebra a memória do mártir São Sebastião.

Durante a missa de corpo presente, celebrada às 10h do dia 20, a catedral ficou lotada de fiéis que desejavam se despedir do bispo diocesano. A santa missa de réquiem foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e metropolita da província (Juiz de Fora, São João del-Rei e Leopoldina), dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por arcebispos, bispos e dezenas de sacerdotes da Diocese de São João del-Rei e de outras dioceses. Após a missa, o corpo de dom Célio foi levado para Itaúna (MG), onde foi sepultado na manhã do dia 21 de janeiro, no jazigo da sua família.

 

 “A cruz é a força de Deus”

Dom Célio foi ordenado bispo em agosto de 1998 para a Diocese de Leopoldina (MG). Religioso da Ordem dos Frades Menores de São Francisco (OFM), dom Célio escolheu como lema do seu episcopado “A cruz é a força de Deus”. Antes, porém, de tomar posse como quarto bispo da Diocese de São João del-Rei, no dia 17 de julho de 2010, dom Célio fora bispo de Leopoldina e da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.

Natural da cidade mineira de Piracema, dom Célio nasceu no dia 14 de setembro de 1944 e era o sexto dos sete filhos do casal João Rodrigues de Oliveira e Maria Geralda Goulart. Cedo despertou-se para a vida religiosa, ingressando-se na Ordem Franciscana. Estudou filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Cursou teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG). Em 12 de julho de 1969, foi ordenado presbítero pela Ordem dos Frades Menores (OFM).

Dom Célio conhecia muito bem São João del-Rei, onde viveu, no final da década de 1960, as primícias do seu sacerdócio. Em sua homilia, durante a missa de corpo presente, dom Gil Moreira revelou que foi desejo de dom Célio ser bispo de São João del-Rei, onde trabalhara como jovem frade franciscano. Seu desejo se concretizou e em 2010 ele sucedeu a dom Waldemar Chaves de Araújo, que havia renunciado no mesmo ano, por atingir a idade canônica de 75 anos. Dom Waldemar, atualmente, é bispo emérito da diocese.

Em março de 2013, em entrevista exclusiva ao JL, dom Célio destacou sua preocupação com os jovens. “Devemos estar atentos para não perdermos a juventude", alertou. Naquele período, a Igreja se preparava para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) escolheu como tema da Campanha da Fraternidade 2013, “Fraternidade e Juventude”. Outro acontecimento balançava a Barca de Pedro. Em fevereiro daquele ano, o papa Bento XVI havia renunciado – fato que não acontecia na Igreja desde a Idade Média. Enquanto o mundo católico ainda se recuperava do espanto causado pela renúncia papal, os cardeais se preparavam em Roma para o Conclave que elegeria o novo papa.

Durante a entrevista, dom Célio demonstrou grande expectativa e entusiasmo para a eleição do novo pontífice. “Enquanto bispo da nossa Igreja, aguardo com serenidade a eleição do futuro papa, procurando estar unido aos bispos do mundo todo em oração e pedindo ao nosso povo que faça isso também. Se a igreja é de Deus e iluminada pelo Espírito Santo, então Deus vai iluminar a pessoa certa para esse momento em que vivemos". Os cardeais elegeram sucessor do Apóstolo Pedro o cardeal arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio. O primeiro jesuíta a ser eleito papa escolheu o nome Francisco, o pobrezinho de Assis, fundador da Ordem à qual dom Célio se juntou ainda jovem.

Como pastor e guia da Igreja, o papa Francisco vem demonstrando a mesma coragem e sabedoria franciscana que também inspirou o sacerdócio e o episcopado de dom Célio até seus últimos momentos de vida.  "Não podemos ter medo de avançar como Igreja", afirmou o bispo diocesano ao JL.

Dom Célio sonhou e trabalhou na construção de uma Igreja dinâmica e santa, que dialoga com a sociedade e acolhe a todos (sem exclusões), assim como vem fazendo o papa Francisco. Sua presença em São João del-Rei se eternizou na memória e no coração dos jovens, dos que sofrem e daqueles que, diariamente, carregam suas cruzes e nelas encontram a força e o consolo de Deus.

 

(Com informações do Portal da Diocese de São João del-Rei: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário