Otávio Ribeiro é um dos representantes de Resende Costa no jiu-jitsu


Esporte

Emanuelle Ribeiro0

fotoO atleta de Jiu-Jitsu Otávio Ribeiro tem representado Resende Costa em importantes campeonatos (Foto arquivo particular de Otávio)

O resende-costense Otávio Ribeiro participou, no último dia 12 de novembro, do Campeonato Pan-americano X-Combat de Jiu-Jitsu & Submission profissional 2016, em Belo Horizonte. O único representante do nosso município terminou a competição em 2º lugar na categoria até 76 kg. Otávio, que tem participado de competições diversas, quer fazer do esporte sua profissão. Confira a entrevista que o JL fez com o atleta:

Há quanto tempo pratica jiu-jitsu e qual a sua categoria? Iniciei no jiu-jitsu há pouco mais de cinco anos com o Sensei Rodolfo Grau. Lembro-me como se fosse hoje. De cara, ele me apelidou de Akon, por causa do rapper norte-americano. Desde então todos me conhecem por esse apelido. Atualmente, estou lutando na categoria leve até 76 Kg.

Por que escolheu o jiu-jitsu como esporte? Sempre gostei de praticar esportes. Já participei de vários, entre eles a corrida, que ainda pratico - faço parte da equipe Novo Amanhecer. Mas foi o jiu-jitsu aquele que levei mais a sério. Adotei o esporte como um estilo de vida e quero fazer dele minha profissão.

Que benefícios o esporte trouxe para a sua vida? Fiz uma infinidade de amigos por onde passei, consegui um melhor condicionamento físico, coordenação motora e reflexos apurados. O jiu-jitsu me ajudou a compreender melhor vários aspectos da vida, me ensinou a pensar e a enfrentar obstáculos. Levo os ensinamentos do jiu-jitsu para a minha vida. Diante de alguma dificuldade, penso sempre como se estivesse no tatame, mantenho a calma e penso como poderia resolver o problema em questão.

Quais suas maiores conquistas no jiu-jitsu? Fui campeão no primeiro Campeonato Regional de Jiu-jitsu, em São Tiago; conquistei bronze na primeira Copa Corpus Jiu-jitsu, em São João del-Rei; terminei em primeiro no campeonato interno da Academia Bauer; conquistei outro bronze no Del Rey Open de Jiu-jitsu, também em São João del-Rei; fui prata na segunda Copa Regional de Jiu-jitsu, em São Tiago. Quanto às faixas: Faixa Azul em 2014, no Del Rey Open; Faixa Roxa na quarta Copa Regional de Jiu-jitsu de São Tiago, em junho de 2016; Faixa Roxa com o bronze na oitava Copa Barbacena de Jiu-jitsu, em agosto de 2016; Faixa Roxa com o segundo lugar no Campeonato Pan-americano X-Combat de Jiu-Jitsu & Submission profissional, em Belo Horizonte, em novembro de 2016.

Quais desafios você enfrenta no esporte? Dedicar a vida a um esporte requer muitas renúncias. Mas, independente disso, é preciso sobreviver. Um grande desafio são os gastos consideráveis com os campeonatos, que são longe e para os quais treino intensamente para participar. A maior dificuldade é conseguir apoio e patrocínios para auxiliar nos custos com campeonatos. Muitas vezes, me deparo com portas fechadas quando o assunto é jiu-jitsu, mas não desisto, continuo batendo e um dia a porta abre. Aproveito para pedir aos empresários do nosso município, interessados na promoção do esporte, que me ajudem a crescer no jiu-jitsu. Patrocínios são muito importantes para nós atletas. Tenho o apoio da Prefeitura Municipal, pelo qual agradeço, mas preciso de mais investidores interessados no assunto. Deixo meu agradecimento, também, à minha equipe, Bauer Team, meus companheiros de treino, meu instrutor Abdias pelo empenho e força de vontade conosco, Associação Boca Júnior e ao nosso Senhor Jesus Cristo, pois sem ele nada sou. A Deus, Toda Glória.

Quais seus planos para 2017? Quero intensificar meus treinos para focar nos campeonatos maiores e procurar evoluir tanto a mente, quanto o meu jogo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário