Ouro Preto sedia reunião do projeto turístico Caminhos de São Tiago

Caminhantes e peregrinos em breve partirão de Santa Rita de Ouro Preto com destino a São Tiago


Cultura

André Eustáquio0

Participantes do encontro em frente à belíssima Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto (Foto Marcelo)

A histórica Ouro Preto (MG) sediou nesta terça-feira, 7, uma reunião dos representantes do Circuito turístico “Caminhos de São Tiago”. Prefeitos, secretários municipais e representantes de associações empresariais e culturais se encontraram no imponente sobrado colonial Casa do Ouvidor, onde residiu Tomás Antônio Gonzaga, atualmente sede da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto.

O prefeito Júlio Pimenta acolheu os participantes e confirmou oficialmente a adesão de Ouro Preto ao roteiro, que envolve 11 municípios (Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago). “Foi uma honra recebê-los em nossa cidade. Foi um dia muito agradável. Ouro Preto entra oficialmente no projeto e estamos entusiasmados com o lançamento e a implantação do Caminho”, declarou o prefeito Júlio Pimenta.

Os participantes da reunião discutiram temas importantes para a implantação do projeto, como a participação efetiva da Igreja Católica enquanto parceira do Caminhos de São Tiago. “Está na hora de avançarmos nesse assunto com os bispos e padres das Dioceses de São João del-Rei, Oliveira e Arquidiocese de Mariana, a fim de buscarmos a parceria deles”, disse Denilson Reis, prefeito de São Tiago e coordenador do projeto. No entanto, o momento mais esperado do encontro foi a adesão oficial ao projeto dos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco. Os prefeitos dos dois municípios assinaram o termo de compromisso, confirmando a participação no circuito.

Visita ilustre

Na primeira etapa da reunião, um ilustre “deputado” apareceu de surpresa no auditório da Casa de Gonzaga. O prefeito Júlio Pimenta anunciou a todos a chegada de sua excelência o deputado João Plenário. Todos aplaudiram de pé o ator Saulo Laranjeira, criador e intérprete do folclórico (e corrupto) Deputado João Plenário, que fez grande sucesso no programa de humor A Praça é Nossa, do SBT. O prefeito Denilson convidou Saulo Laranjeira para ser o padrinho artístico do Caminhos de São Tiago. O ator aceitou o convite e disse que tentará estar presente no lançamento oficial do projeto em julho de 2018, em Ouro Preto. “Dinheiro é que não vai faltar!”, garantiu João Plenário.

Após a pausa para o almoço, o ator e comediante ouro-pretano Marcelino Xibil Ramos apresentou especialmente aos participantes do encontro uma performance teatral na Casa da Ópera, atual Teatro Municipal de Ouro Preto. O local é considerado o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Sua construção aconteceu em 1769 e a inauguração em 1770.

Denilson Reis falou sobre a importância da reunião em Ouro Preto: “Que reunião importantíssima para esse projeto, para o caminho! Gostaria de destacar a postura democrática e consensual de todos os participantes durante a implantação de cada etapa do caminho.  Quando nós temos pessoas bem intencionadas a fazer com que as pessoas mais simples tenham melhoria na qualidade de vida, fica mais fácil caminhar”.

A próxima reunião acontecerá no dia 5 de dezembro em Coronel Xavier Chaves.

O projeto

O projeto Caminhos de São Tiago está em fase de implantação e tem como inspiração o místico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O roteiro parte do distrito de Santa Rita de Ouro Preto e tem como destino a cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes. O projeto tem como gestores o Circuito do Ouro, Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas. A previsão é que o lançamento oficial do Caminhos de São Tiago aconteça em julho de 2018, em Ouro Preto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário