Padre Eder Santos se despede da Paróquia de Nossa Senhora da Penha


Religião

André Eustáquio0

fotoApós quatro anos e meio em Resende Costa, padre Eder se despede dos paroquianos. Foto (Camila Silva)

O resende-costense padre Fábio Rômulo Reis é o novo pároco

No dia 13 de Dezembro último, padre Eder Sebastião Santos cumpriu seus últimos compromissos como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, onde ficou durante quatro anos e meio. O sacerdote, natural de Coronel Xavier Chaves, tomará posse no próximo dia 21 como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas.

Antes de assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Penha como pároco, no dia 27 de Julho de 2011, padre Eder já havia trabalhado em Resende Costa na condição de seminarista, diácono e vigário paroquial. Em 2007, foi designado pároco de Minduri (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus), onde permaneceu até 2011. “A minha volta a Resende Costa foi a partir de um convite feito pelo bispo (dom Célio de Oliveira Goulart), diante de um momento de fragilidade pelo qual a paróquia passava. Eu ainda não havia cumprido minha provisão em Minduri e a proposta era eu ficar aqui por um tempo, até que as coisas se normalizassem”, disse padre Eder.

O paroquiato do padre Eder em Resende Costa foi profícuo. Durante pouco mais de quatro anos, o sacerdote realizou obras importantes na paróquia, enquanto pastor e administrador. “A paróquia de Resende Costa está organizada. Os movimentos e pastorais estão estruturados e atuantes e a participação do povo é excelente. Fico muito feliz por deixar a paróquia organizada”, declara o sacerdote. Padre Eder destacou a participação do povo na festa da padroeira Nossa Senhora da Penha neste ano e na visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Resende Costa no dia 14 de Junho último: “A participação do povo foi uma grande resposta ao trabalho que fizemos. Isso me marcou muito. A gente vê que o povo participa...”.

Padre Eder deixa uma mensagem de gratidão aos seus ex-paroquianos: “O meu sentimento é de gratidão pela acolhida, pela participação e empenho dos grupos, movimentos e pastorais. Agradeço também ao poder público pela parceria com a paróquia, em prol de Resende Costa. A paróquia é muito grande, mas dentro das minhas limitações acredito que consegui cumprir a missão que me foi confiada. Que a Virgem da Penha abençoe sempre o povo de Resende Costa”.


Nova paróquia

No dia 21 de Dezembro, padre Eder assumirá sua nova paróquia com um desafio grande, substituir em Carrancas o monsenhor Jair dos Santos Pinto, que está há 60 anos frente à paróquia. “Diante disso a gente pensa em muita coisa. A expectativa é poder começar mais um trabalho. Fico feliz por ter dado certo aqui em Resende Costa. Agora quero ver se vou dar conta de dar continuidade a 60 anos de história em Carrancas (risos)”, diz padre Eder.


Momento histórico

A paróquia de Nossa Senhora da Penha vive um momento histórico. Pela segunda vez apenas desde que foi criada em 1840, um sacerdote filho da terra assumirá a paróquia como pároco. Padre Fábio Rômulo Reis tomou posse no dia 14 de Dezembro último, sucedendo ao padre Eder.

 

Até então, apenas um sacerdote filho da terra havia sido pároco de Nossa Senhora da Penha de França. Trata-se do padre Joaquim Carlos de Resende Alvim - lageano de nascimento, filho do capitão-mor Gervásio Pereira Alvim e Francisca Cândida de Resende, portanto, neto do inconfidente José de Resende Costa, o pai. Padre Joaquim Carlos foi o primeiro vigário da paróquia assumindo-a no dia 7 de Novembro de 1840. Ele geriu a paróquia até 13 de Novembro de 1879, quando faleceu aos 82 anos de idade.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário