Padre Fábio Rômulo Reis toma posse na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França


Religião

André Eustáquio0

Padre Fábio recebeu de dom Célio as chaves da igreja e do sacrário. Fotos Leticia Resende

Pela terceira vez, um sacerdote natural de Resende Costa assume a paróquia como pároco

A Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, de Resende Costa, viveu momento histórico no dia 14 de dezembro de 2015, dia em que a Igreja celebra a memória de São João da Cruz. Pela terceira vez em sua história (criada em 1840), um filho da terra assume a paróquia como pároco. Padre Fábio Rômulo Reis tomou posse durante solene celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei dom Célio de Oliveira Goulart. Rodrigo Coimbra Ladeira, natural de Dores de Campos (MG) e ordenado diácono no dia 19 de dezembro último, também foi apresentado à comunidade paroquial, onde irá trabalhar como diácono e, posteriormente, como vigário-paroquial.

No início da noite, sacerdotes, seminaristas, membros de irmandades e pastorais da paróquia se reuniram em frente à Casa Paroquial para, em procissão, se dirigirem até à igreja Matriz sob os acordes da Banda de Música Santa Cecília. Às 19h, a equipe de celebração foi recebida no interior da Matriz com o Hino de Nossa Senhora da Penha, entoado pelo Coro Paroquial Nossa Senhora da Penha, que abrilhantou a solene celebração. Concelebraram com dom Célio Goulart o vigário-geral da Diocese de São João del-Rei padre Dirceu de Oliveira Medeiros, o coordenador diocesano de Pastoral padre José Bittar, o vigário forânio da Forania de Prados, à qual Resende Costa pertence, padre José Walter Silva de Carvalho, além de outros sacerdotes da Diocese de São João del-Rei. Estavam também presentes na celebração autoridades municipais, como o prefeito Aurélio Suenes de Resende, Irmãs Filhas de São Camilo, amigos e familiares do padre Fábio, além de ex-paroquianos do novo pároco de Resende Costa vindos de Coronel Xavier Chaves, Prados, São João del-Rei, Ritápolis e Dores de Campos.

 

Celebração

Logo após a saudação inicial, dom Célio convidou o padre Fábio a renovar sua profissão de fé, rezando o Credo. Ato contínuo, o vigário forânio padre José Walter leu a provisão de pároco do padre Fábio, que tem validade de cinco anos. Na homilia dom Célio destacou a participação do povo na caminhada da paróquia: “O padre nunca caminha sozinho, por isso é importante estarmos sempre juntos”. O bispo diocesano concluiu dirigindo-se ao padre Fábio e ao diácono Rodrigo: “Vocês estão assumindo essa missão com o desejo de fazer o bem”.

Um dos momentos mais importantes da cerimônia de posse foi a entrega da chave da igreja ao novo pároco. Padre Fábio recebeu das mãos de dom Célio as chaves da igreja e da casa paroquial, a concha de batismo e a chave do sacrário. O bispo conduziu o novo pároco ao batistério, confessionário e capela do Santíssimo, onde o convidou a fazer uma prece. Dom Célio explicou aos fieis o significado desse ritual, destacando que trata-se de “momentos especiais na vida do padre”.

O discurso de agradecimento do padre Fábio Rômulo foi marcado pela emoção, afinal, a vocação do novo pároco de Resende Costa nasceu aos pés do altar de Nossa Senhora da Penha, onde ele recebeu o batismo, a primeira eucaristia, a ordenação diaconal e a ordenação presbiteral. Essa última em 1973. Padre Fábio relatou momentos marcantes de sua vida e agradeceu a dom Célio Goulart a oportunidade de ser pároco em sua terra natal. O pároco destacou Resende Costa como uma “comunidade profundamente cristã e seguidora de Jesus. Uma comunidade que possui vários filhos sacerdotes. Nesta comunidade dedicada a Maria, renovo o meu Sim”. Emocionado, padre Fábio Rômulo lembrou-se dos dez meses, após ser ordenado, em que atuou na Paróquia de Nossa Senhora da Penha como vigário-paroquial do saudoso monsenhor Nélson.

 

Momento histórico

No dia 3 de abril de 1840, o presidente da Província de Minas Gerais, Bernardo Jacinto da Veiga, assinou a lei n° 184, que, em seu artigo 1º, parágrafo 3º, elevava o Curato da Lage à Paróquia, com anexação das capelas de Santa Rita do Rio Abaixo (Ritápolis) e do Arraial do Mosquito (Coronel Xavier Chaves), ambas desmembradas da Freguesia da Vila de São José, atual Tiradentes.

Em 20 de maio de 1840 aconteceu a ereção canônica da paróquia e, em 7 de junho do mesmo ano, a solene instalação. Foi primeiro vigário da paróquia o padre Joaquim Carlos de Resende Alvim, filho de dona Francisca Cândida de Resende e neto do capitão José de Rezende Costa. Padre Joaquim Carlos, lageano de nascimento e residente na Fazenda dos Campos Gerais, tomou posse no dia 7 de junho de 1840 e geriu a paróquia até 13 de novembro de 1879, quando faleceu aos 82 anos de idade, sendo sepultado provavelmente no túmulo dos seus familiares no interior da antiga igreja Matriz, conforme relata José Maria da Conceição Chaves (Juca Chaves) em seu livro “Memórias do Antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França da Lage” –Amirco/Lageana/, 2014.

Outro sacerdote natural de Resende Costa, Cônego Antônio Cardoso Damasceno, geriu a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França durante o período de 5 de fevereiro de 1916 a 16 de abril de 1921. Entre suas obras em prol da paróquia, destaca-se a criação do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.

 

No ano em que a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França completou 175 anos de fundação, um sacerdote filho da terra novamente a assume como pároco. Um momento histórico para o município e para a paróquia. Padre Fábio Rômulo Reis começa a escrever um novo capítulo desta rica obra de fé.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário