Pandemia: em SJDR, cai média móvel de contágios mas aglomerações preocupam

Sindcomércio cobra ações de Banco Central, Ministério Público e autoridades municipais para minimizar impactos de filas e de hospitais sobrecarregados.


Saúde

José Venâncio de Resende0

fotoImagem (divulgação NEPE-UFSJ).

O município de São João del-Rei apresentou, na última semana, média móvel de 26 casos de covid-19 por dia, uma redução de 16% na comparação com a de 14 dias atrás (30,9 casos/dia). O levantamento, realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE-UFSJ), foi publicado nesta quinta-feira (14). Apesar da tendência de queda dos contágios, recomenda-se a manutenção dos cuidados com a saúde até que haja vacinação.

Já a maioria dos municípios da microrregião encontra-se  em estágio de elevação da média móvel de novos casos. Nazareno lidera o aumento do número de contágios (subiu de zero para 7,71 casos/dia em sete dias), seguido de Lagoa Dourada e Madre de Deus de Minas (aumento em 4 casos/dia). Também apontaram elevação na média móvel do coronavírus Barroso, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e São Tiago. Por sua vez, Dores de Campos, Piedade do Rio Grande e Bom Sucesso apresentaram redução nos contágios.

Aglomerações em agências bancárias

Preocupado em minimizar os impactos causados pela pandemia, tanto no comércio quanto na população, o Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Sindcomércio) protocolou reclamação junto ao Banco Central sobre as aglomerações causadas, no lado externo das agências bancárias, por  filas mal organizadas, com pessoas de grupos de risco e sem seguir os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscaras. Também solicitou ao Ministério Público o envio de uma notificação cobrando maior rigor no cumprimento das medidas de prevenção por parte destes estabelecimentos bancários. O protocolo da reclamação do Sindcomércio junto ao BACEN está registrado sob o número 18810.000236/2021-18. A mesma reclamação será enviada diretamente às ouvidorias das agências bancárias do município.

O Sindcomércio, em conjunto com os supermercados da cidade, está encaminhando ofício ao Poder Público cobrando maior fiscalização de eventos particulares, festas clandestinas (inclusive em loteamentos) e aglomerações em vias públicas, assim como o não-cumprimento das medidas de segurança por parte da população. A medida está em linha com a reunião, no dia 08 de Janeiro, entre o sindicato e representantes dos supermercados quando foi solicitado maior rigor no cumprimento do protocolo de segurança para atendimento aos clientes. Um supermercado recebe por dia cerca de 1000 a 1500 pessoas de várias localidades do município e da região, além de o setor empregar aproximadamente quatro mil funcionários, ocasionando um grande fluxo de pessoas diariamente nos estabelecimentos.

Hospitais sobrecarregados

Em outra frente, o Sindcomércio vem cobrando das autoridades públicas municipais a reativação dos leitos clínicos, para evitar a sobrecarga que vem ocorrendo sobre os leitos de UTI exclusivos para atendimento a pacientes com covid-19 nas casas de saúde da cidade. A entidade lembra que este é um dos principais critérios que são levados em consideração para o avanço de onda dentro do Programa Minas Consciente.

Por fim, o Sindcomércio apela a todos os cidadãos no sentido de que se conscientizem e continuem tomando as medidas de prevenção contra a pandemia. Para a entidade, saúde e economia precisam caminhar juntas e todos, comércio e população, devem estar unidos para diminuir a incidência do número de casos.  

LINK RELACIONADO: 

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/pandemia-sindcomercio-sao-joanense-pede-a-supermercadistas-maior-rigor-nas-medidas-de-seguranca/3249

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário