Pandemia: Sindcomércio são-joanense pede a supermercadistas maior rigor nas medidas de segurança

ATUALIZAÇÃO (9/1): Por recomendação do Ministério Público estadual, São João del-Rei publica decreto municipal, que regride comércio local às exigências da Onda Vermelha do programa Minas Consciente.


Saúde

José Venâncio de Resende0

Empresários e gerentes do setor supermercadista devem adotar maior rigor no cumprimento do protocolo de segurança do Minas Consciente, para reduzir os riscos de contágio dos clientes e colaboradores e de disseminação do novo coronavírus. O pedido foi feito pelo Sindcomércio São João del-Rei, em reunião nesta sexta-feira (8). Também foram discutidas medidas alternativas que serão colocadas em prática pelos estabelecimentos.

Os participantes do encontro, que teve o apoio do Sindjovem, comprometeram-se a divulgar suas ações em prol do enfrentamento da pandemia, bem como assinar um documento a ser protocolado na prefeitura municipal solicitando fiscalização mais eficaz junto à população. Os supermercadistas concordaram que devem estar unidos neste momento, na tentativa de minimizar os impactos causados pela pandemia. A reunião transcorreu com todas as medidas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel.   

Decreto municipal 

A reunião ocorreu um dia depois de a Prefeitura Municipal de São João del-Rei divulgar o decreto n° 9130/2021, que regride todo o comércio local às exigências da Onda Vermelha do programa Minas Consciente, em atendimento a recomendação do Ministério Público estadual. Assim, o funcionamento das lojas foi alterado e acontece de portas fechadas ou com restrição de entrada de clientes.

Segundo o decreto municipal, todos os estabelecimentos podem continuar com as vendas remotas por meio de WhatsApp, telefone, aplicativos, sites e afins ou permitir a retirada de produtos no balcão. Além disso, é preciso instalar uma barreira física (balcão) na entrada das lojas e não permitir, em hipótese nenhuma, a aglomeração de pessoas em frente aos comércios, fazendo a demarcação da distância mínima entre os clientes de 2 metros.

Novas reuniões

O Sindcomércio pretende promover outras reuniões, envolvendo segmentos considerados essenciais como farmácias, padarias e lotéricas cujo funcionamento é permitido na Onda Vermelha. Também decidiu solicitar ao Ministério Público uma intervenção junto à rede bancária do município, cujas medidas de segurança estão sendo consideradas ineficazes pela população em geral e tem gerado grande número de reclamações.

No encontro, estiveram presentes as seguintes empresas: Supermercado Mart Minas; Supermercado Ditão; Supermercado Vale; Supermercado Mavi; Supermercado Bahamas Mix; Supermercados BH; Supermercado Castro; Supermercado Bergão; Supermercado Esquinão; Supermercado Agostinho; Supermercado Monterey e Supermercado Progresso.

Onda vermelha

A macrorregião centro-sul retornou à Onda Vermelha, fase que permite o funcionamento, de portas abertas, de apenas serviços essenciais, como bancos, farmácias, padarias e supermercados. A decisão foi divulgada na quarta-feira (6/1) pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

A Onda Vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente - plano criado pelo Governo de Minas para a retomada da economia de forma gradual e segura -, abrange 10 (das 14) macrorregiões: Centro, Oeste, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul. Somente os serviços considerados essenciais são permitidos ficar de portas abertas.

FONTES: 

Agência Minas

Sindcomércio São João del-Rei

LINK RELACIONADO:

Minas Consciente: https://www.mg.gov.br/minasconsciente

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário