Paróquia de Resende Costa celebra a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha de França

Uma imagem da Virgem Maria, esculpida em madeira, provavelmente no início do século 19, atrai os olhares e inspira a devoção de centenas de fiéis


André Eustáquio


Altar-mor da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França ornamentado para a festa da padroeira de 2019 (Foto Leticia Resende - Pascom)

Por detrás de um semblante contemplativo de mãe e dos contornos femininos angelicais, escondem-se beleza, mistérios e lendas. Ao observar demoradamente a imagem da padroeira de Resende Costa, Nossa Senhora da Penha de França, saltam aos olhos, simultaneamente, uma mistura de admiração por uma magnífica obra de arte e a sensação de paz interior proporcionada pela fé. Surge ainda uma indagação que talvez esteja também presente na imaginação da maioria dos seus devotos resende-costenses: afinal, quem esculpiu tão bela imagem que representa a Virgem Mãe de Deus?

Há relatos que afirmam ser um tal padre Antônio de Pádua e Costa o autor da imagem de Nossa Senhora da Penha de França, de Resende Costa, esculpida provavelmente na primeira metade do século 19. Existem informações concretas sobre a passagem desse sacerdote como cura da Lage (atual Resende Costa), mas há também muitas lendas a seu respeito, conforme relata Juca Chaves em seu livro “Memórias do Antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França da Lage” (amiRCo – 2014).

De acordo com Juca, grande parte das informações acerca do padre Antônio de Pádua chegou até os antigos moradores de Resende Costa através da fonte oral, ou seja, de causos e da memória dos antepassados. De acordo com esses relatos, o cura Antônio de Pádua foi um religioso muito virtuoso e, ao mesmo tempo, hábil carpinteiro e escultor. Ele teria esculpido a imagem da padroeira de Resende Costa na chácara que hoje pertence ao Luciano Resende, o Grilo do Antônio Honório, e que no passado fora residência de diversos sacerdotes que passaram pelo antigo curato da Lage.

Ainda segundo o autor do livro sobre a história de Resende Costa, seriam também obras do padre Antônio de Pádua o altar-mor da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, bem como os outros dois altares laterais dedicados a São José e a Nossa Senhora das Dores. Esses dois não se encontram mais no templo, uma vez que foram retirados e vendidos durante a demolição, em 1939, da antiga Matriz.

Esse breve relato histórico nos ajuda a compreender a força da devoção dos resende-costenses à sua padroeira. Atualmente, ao vermos a veneranda imagem de Nossa Senhora da Penha de França, esculpida em madeira retirada de árvores que sombreavam o entorno da primitiva capela do Arraial da Lage, conforme relata Juca Chaves, sendo acompanhada em procissão por centenas de devotos, nos curvamos diante da fé que rompe o tempo e a história.

 

Novena preparatória

A Semana Santa e a festa em honra à padroeira Nossa Senhora da Penha de França são as maiores solenidades religiosas celebradas na Paróquia de Resende Costa, criada em 1840. A cada ano, aumenta o número de fiéis que participam da festa da padroeira, tanto nos dias da novena preparatória quanto no Dia Maior, 1 de setembro.

Neste ano, a Paróquia escolheu como tema da novena, “Maria, Mãe da juventude e modelo da Igreja”. Ao longo dos nove dias de preparação para a festa, os sacerdotes que foram convidados a presidirem as celebrações eucarísticas refletiram sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, Cristo Vive, do papa Francisco, publicada no dia 25 de março de 2019 e dirigida especialmente aos jovens. “O papa Francisco nos lembra, nesta Exortação, sobre a importância dos jovens, adultos e idosos caminharem juntos, como uma grande família, uns aprendendo com os outros, mas, todos unidos, sob a luz do Espírito Santo, testemunhando a Boa Nova de Jesus aos tempos novos”, destaca o convite de 2019 da festa da padroeira.

A novena de Nossa Senhora da Penha, realizada entre os dias 23 e 31 de agosto último, contou com a participação das comunidades rurais do município, dos bairros da cidade, de membros de irmandades, movimentos e pastorais da Paróquia. A novena foi aberta pelo bispo emérito da Diocese de São João del-Rei, dom Waldemar Chaves de Araújo, e concluída pelo atual bispo diocesano dom José Eudes Campos do Nascimento, que presidiu a solene celebração eucarística do sábado, 31 de agosto.

A grande participação dos fiéis na novena e no Dia Maior marcou as celebrações deste ano. “A festa da padroeira vem movimentando a cada ano a comunidade e integrando as pastorais. Neste ano, pude observar, ao longo de toda a novena e da festa, que as celebrações envolveram um número incrível de pessoas das comunidades rurais, pessoas ligadas às diversas pastorais e movimentos em um esforço fantástico. Essas pessoas, irmanadas, unidas pelo mesmo amor ao Cristo e à Igreja, contribuíram para que tudo acontecesse com tanta beleza e dedicação”, elogiou padre Plínio Ataíde da Silva Almeida, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França.

 

Dia Maior

O dia 1 de setembro, feriado municipal dedicado à padroeira do município de Resende Costa, é sempre aguardado com muita expectativa pelos devotos de Nossa Senhora da Penha, que iniciam o dia saudando a Virgem Maria com alvorada festiva, foguetes e repique de sinos. Dos devotos ouve-se sempre o mesmo testemunho de fé: “Nossa Senhora da Penha merece os nossos agradecimentos e louvores!”

A igreja Matriz de Resende Costa, que recebeu ornamentação especial para o dia da padroeira, ficou aberta ao longo de todo o domingo (1) e atraiu grande número de visitantes que desejavam ver de perto a imagem de Nossa Senhora da Penha já em seu andor, preparada para a procissão à noite. A missa solene das 10 horas foi presidida pelo pároco padre Fábio Rômulo Reis e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Plínio Almeida. O coro e orquestra Mater Dei abrilhantou a solene celebração e participou, como de costume, de todos os dias da novena.

A missa festiva do Dia Maior, às 18 horas, foi também presidida pelo pároco padre Fábio Rômulo e concelebrada pelos padres Plínio Almeida, Nilson de Paula e Fernando Salomão. O diácono resende-costense, que em breve será ordenado sacerdote, Lucas Alerson de Sousa, participou da celebração. Após a missa, centenas de fiéis acompanharam a procissão luminosa com a imagem da padroeira de Resende Costa. Algumas ruas por onde passou o cortejo processional estavam enfeitadas com tapetes de retalho nas cores azul e branca, em homenagem a Nossa Senhora.

Na chegada da procissão ao adro da igreja Matriz, na praça Cônego Cardoso, os sinos tocaram festivos e Nossa Senhora da Penha de França foi saudada por seus devotos através de uma grande salva de palmas embalada por foguetes que salpicavam no céu estrelado de uma noite de inverno em Resende Costa. Na entrada da imagem à igreja Matriz, o coral Anjos de Deus realizou uma homenagem especial, encerrando, assim, as festividades de 2019 em honra à padroeira do município de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário