Pela primeira vez, escolas municipais de Resende Costa realizaram eleições para direção


Educação

Vanuza Resende0

Pela primeira vez, a rede municipal de ensino de Resende Costa escolhe, pelo voto, diretores das escolas municipais (foto arquivo pessoal)

A Prefeitura Municipal de Resende Costa, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, realizou pela primeira vez eleições para definir a direção das três escolas municipais: Conjurados, CMEI Aquerela e Paula Assis. Para participarem do pleito, realizado no domingo, 6 de março, foram inscritas chapas únicas. A votação aconteceu nas dependências das três escolas municipais. Puderam votar pais e mães de alunos menores de 16 anos, alunos maiores de 16 anos, funcionários das escolas e motoristas que atuam no transporte escolar. De acordo com a Secretaria de Educação, foi disponibilizada uma urna na Escola Municipal Conjurados para atender exclusivamente aos eleitores que votaram para direção da Escola Paula Assis, uma vez que a escola localiza-se na zona rural do município, no povoado do Ribeirão de Santo Antônio.  Conforme previsto no edital do processo eleitoral, as candidatas tiveram que apresentar um plano de trabalho. 

Virgínia Daher, atual diretora da Escola Municipal Paula Assis, que concorreu ao cargo e foi eleita, agradeceu o apoio recebido. “A democracia é uma conquista da humanidade e deve ser respeitada e vivenciada. Sendo assim, a eleição para a direção das escolas municipais de Resende Costa foi um marco. A comunidade escolar escolheu quem irá administrar as instituições de ensino da cidade. Mesmo sendo a única candidata inscrita para concorrer pela Escola Municipal Paula Assis, me senti honrada com os votos que recebi. Tive o carinho e o apoio também das pessoas que não puderam comparecer aos locais de votação. Essa confiança faz toda a diferença! É disso que precisarei para conseguir fazer meu trabalho: o apoio e a parceria das famílias, dos alunos e dos funcionários da escola! A todos, minha gratidão”.

A diretora da Escola Conjurados, Rose Daher, também destacou o momento especial para a educação municipal em Resende Costa. “Há dez anos iniciei minha trajetória na direção da Escola Municipal Conjurados Resende Costa. Durante este tempo vem sendo elaborados e desenvolvidos projetos escolares para a melhoria do ensino-aprendizagem dos nossos alunos e da infraestrutura do ambiente escolar. Ao longo destes anos foram adquiridos mobiliários, materiais pedagógicos, utensílios e maquinários com o intuito de modernizar a infraestrutura da escola e prover melhores condições para execução das atividades na instituição”.

Rose foi eleita junto com Fernanda Coelho, vice-diretora, pela chapa ‘Escola e sociedade, juntas pela Educação’. Ela elogiou a união das professoras para a formação da chapa. “A Fernanda já vinha realizando um trabalho comigo na direção e juntas nos candidatamos com o objetivo de dar continuidade aos projetos desenvolvidos, que deram certo, e colocar em prática os novos que pretendemos desenvolver com o apoio da Secretaria de Educação como, por exemplo, o reforço escolar no contra turno para os alunos que necessitam de um apoio pedagógico, a fim de sanar as dificuldades na aprendizagem geradas durante o período dos estudos remotos, devido à pandemia da Covid-19. Sabemos que os desafios são muitos, mas com o apoio dos funcionários da escola e das famílias dos nossos alunos vamos conseguir saná-los de forma satisfatória”.

Sandra Vale, diretora do CMEI Aquarela, também agradeceu o apoio recebido na eleição que a confirmou em mais um mandato frente à Aquarela. “As eleições municipais para diretor escolar são de suma importância para que se construa uma gestão democrática e significativa. Fiquei imensamente feliz com a participação dos pais, motoristas e funcionários do CMEI Aquarela. Em cada voto recebido encontrei apoio para continuar desempenhando meu trabalho de forma comprometida, com muito amor pela educação. Acredito muito que uma gestão democrática aproxima a escola e a comunidade e esse é o sucesso para o crescimento do aluno e para que a escola desempenhe seu verdadeiro papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

As diretoras eleitas cumprirão mandato de quatro anos, conforme previsto em edital.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário