Peregrinos de Resende Costa caminham 22 km até o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis

A romaria aconteceu no dia 22 de maio, dedicado a Santa Rita de Cássia, padroeira de Ritápolis


Religião

André Eustáquio0

Participantes da Romaria de Santa Rita de Cássia percorreram 22 km entre Resende Costa e Ritápolis (Foto Dautre Rezende)

Uma grande romaria formada por 162 peregrinos partiu de Resende Costa, na manhã do dia 22 de maio, com destino a Ritápolis. Os romeiros percorreram 22 quilômetros em cinco horas. O grupo chegou em procissão ao Santuário de Santa Rita de Cássia e assistiu à missa das 13h. Camile Vitória, 11 anos, foi a romeira mais nova e dona Zita, 89, a mais velha do grupo de peregrinos resende-costenses.

A romaria resende-costense ao Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, foi organizada por Galhardo Sousa, Dautre Rezende e Luciana Assis. Dautre Rezende já possui experiência como romeiro. Ele completou neste ano sua terceira romaria a pé ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Para ele, “cada romaria é uma emoção diferente”. “É muito gratificante poder ajudar alguma pessoa a cumprir uma promessa por uma graça alcançada. Tenho orgulho de ser peregrino e tenho fé que continuarei por muitos e muitos anos”, diz Dautre. Ele pretende organizar uma romaria a pé até Aparecida, partindo de Resende Costa. “Tenho fé que sairei de Resende Costa a pé até Aparecida, quem sabe levando uma romaria daqui.”

 

Graça alcançada

A festa de Santa Rita de Cássia reúne, ao longo da novena e no dia maior, 22 de maio, uma grande multidão de fiéis. Cada romeiro, movido pela fé, vai até o Santuário com o objetivo de agradecer ou pedir a Santa Rita uma graça.  Para Dautre Rezende, a romaria de Ritápolis, neste ano, foi especial. “Fiquei muito feliz porque no outro dia uma senhora me ligou. Tinha dor nas pernas e foi a pé, apesar da dor. Quando ela voltou, a dor havia sumido. Ela não está tomando mais remédio. Para mim, isso foi uma graça que alcançamos na romaria”, acredita o peregrino Dautre.

 

Jubileu

O pároco da Paróquia de Santa de Rita de Cássia de Ritápolis e reitor do Santuário, padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, falou sobre o jubileu de 2019: “O Jubileu de Santa Rita de Cássia, neste ano, me surpreendeu pelas inúmeras manifestações de amor e de carinho para com a padroeira. Claro que nos anos anteriores isso já acontecia, porém, neste ano, parece que foram mais intensas essas manifestações. Muitos relatos de graças alcançadas, curas milagrosas realizadas por intercessão de Santa Rita, agradecimentos e pedidos marcaram o jubileu.”  

O pároco falou também sobre a presença das romarias durante o jubileu: “Vale também destacar as inúmeras romarias ao Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, não somente no dia maior, mas durante toda a novena. Faço menção honrosa aos vários peregrinos vindos de Resende Costa, meus conterrâneos, que demonstraram grande devoção a Santa Rita indo a pé até o Santuário.”

Padre Adriano destaca a devoção a Santa Rita, confirmada pela grande participação de fiéis durante o jubileu em Ritápolis: “Uma festa marcada pela devoção a Santa Rita, que levou cada devoto ao encontro do Cristo Ressuscitado, pelo mistério da Páscoa vivenciado no jubileu. Que Santa Rita de Cássia continue intercedendo por todos os seus devotos e que a cada ano possa propiciar momentos de experiência celestial por ocasião do jubileu em seu Santuário na cidade de Ritápolis”, conclui o pároco.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário