Pesquisa da UFSJ e UFMG busca desenvolver testes rápidos para Covid-19

Os testes vão usar tecnologia 100% nacional, com moléculas desenvolvidas em laboratório da UFSJ. Estimativa é de valor 98% menor que os testes atualmente importados e objetivo é repassar a tecnologia para o SUS.


Saúde

Da redação 0

As universidades federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG) trabalham no desenvolvimento de testes rápidos para Covid-19. O baixo índice de testes realizados tem sido um dos principais problemas no combate à pandemia no Brasil, pois impacta nos dados estatísticos, impossibilitando conhecer o cenário real do País para que se desenvolvam estratégias mais efetivas. Além disso, pode retardar o início do tratamento de pessoas infectadas.

Na UFSJ, alunos de Graduação e Pós-Graduação do Laboratório de Biotecnologia de Microorganismos (Labiom), do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), já selecionaram moléculas que têm potencial para o diagnóstico imunológico da Covid-19. a expectativa é de que em dois meses a avaliação das moléculas seja concluída e os kits comecem a passar por validação de universidades parceiras, disse o professor Alexsandro Galdino, subcoordenador da pesquisa e responsável pelo trabalho na UFSJ. A ideia do grupo é transferir a tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de que haja uma produção em massa.

Atualmente, os testes rápidos utilizam material importado. Com a aplicação da tecnologia nacional, o valor por unidade pode cair para R$ 5 - em média, custam atualmente R$ 300, segundo o professor. Ou seja, uma redução de cerca de 98% no valor. “Em períodos como esse de pandemia, os insumos importados estão tendo muita dificuldade de logística de entrarem no País. Nesse sentido, desenvolvê-los localmente torna-se uma alternativa promissora”, acrescenta Galdino.

Integrantes do projeto

A pesquisa é coordenada pelo professor Rodolfo Giunchetti (UFMG), com subcoordenação do professor Alexsandro Galdino (UFSJ). O trabalho tem a participação das startups Chimera Diagnóstico – Saúde Humana e Animal (UFSJ) e VetSolutions (UFMG).

Também integram o projeto: Laboratório de Biologia das Interações Celulares - ICB/Departamento de Morfologia (UFMG-MG); Laboratório de Biologia Estrutural - ICB/Departamento de Bioquímica e Imunologia (UFMG-MG) ; Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas-MG); Associação Mário Penna (Belo Horizonte-MG); Hospital Santa Casa de Misericórdia (Belo Horizonte-MG); Laboratório de Biotecnologia de Microorganismos (UFSJ-CCO); Instituto SENAI de Inovação em Biotecnologia (ISI/Biotecnologia-SP); Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos (ISI/Inovação-SP); Universidade Federal da Bahia (UFBA-BA); Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz-BA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-RN); Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (Escola de Veterinária-UFMG/MG); Departamento de Ciências da Saúde (Ufla-MG); e Chefia do Gabinete da Reitoria (Ufla-MG).

Fonte: Comunicação/UFSJ

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário