Piano de Anderson Daher comprado em Braga, a caminho do Brasil

Piano da conceituada marca C. Bechstein tem mais de 100 anos


Cultura

José Venâncio de Resende0

Anderson Daher e seu piano centenário (Foto José Venâncio).

Nesta altura, já está no mar a caminho do Brasil o piano de cauda que o resende-costense Anderson da Mata Daher comprou, em dezembro de 2014, na cidade de Braga, norte de Portugal. Anderson, que é pianista correpetidor (aquele que acompanha instrumentistas solistas em recitais e concertos) e professor credenciado do Departamento de Música da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), acaba de defender sua dissertação do mestrado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), na região centro de Portugal. 

Anderson espera receber logo o piano centenário, sem enfrentar burocracia na liberação da carga no porto paulista de Santos. Para isso, contratou em Lisboa uma empresa especializada neste tipo de transporte e contatou um despachante no Brasil. “Este piano deve fazer parte da minha vida por um bom tempo”.

O piano, da conceituada marca C. Bechstein, foi fabricado entre 1905 e 1908 e pesa cerca de 300 quilos. Anderson escolheu o piano não apenas pela marca mas “também por causa do som e do estado de conservação. É um piano de primeira linha que não é fácil encontrar no Brasil, e quando encontra é muito caro. O processo de construção e a matéria-prima influem na sonoridade e na mecânica”.

Nos anos de estudo em Portugal, Anderson usou o piano para trabalhar em casa, uma quinta (espécie de sítio) nos arredores da cidade de Castelo Branco.

 

Leia também: www.jornaldaslajes.com.br/integra/a-aventura-do-pianista-anderson-daher-para-fazer-mestrado-em-portugal/1775/

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário