Piano de Anderson Daher será enviado ao Brasil em outubro

O músico resende-costense prepara-se defender em outubro a dissertação de mestrado


Cultura

José Venâncio de Resende0

Anderson Daher e seu piano centenário (Foto José Venâncio)

O resende-costense Anderson da Mata Daher, pianista e correpetidor (aquele que acompanha instrumentistas solistas em recitais e concertos) e professor credenciado do Departamento de Música da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), pretende defender, em meados de outubro, a dissertação do mestrado que cursa na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), na região centro de Portugal. Logo em seguida, deve voltar ao Brasil.

Mas antes disso vai embarcar, em Lisboa, o piano de cauda centenário que comprou, em dezembro de 2014, na cidade de Braga, norte de Portugal. O piano, da conceituada marca C. Bechstein, é de 1905 a 1908 e pesa cerca de 300 quilos. Ele escolheu o piano não apenas pela marca mas “também por causa do som e do estado de conservação. É um piano de primeira linha que não é fácil encontrar no Brasil, e quando encontra é muito caro. O processo de construção e a matéria-prima influem na sonoridade e na mecânica”.

Anderson usa o piano para estudar em casa, uma quinta (espécie de sítio) nos arredores de Castelo Branco. “É onde tenho todo o sossego para estudar. Se quiser, posso estudar até de madrugada”.

No retorno ao Brasil, Anderson espera receber o piano, sem burocracia na liberação da carga no porto de Santos. Para isso, contratou em Lisboa uma empresa especializada neste tipo de transporte e está contatando um despachante no Brasil. “Este piano deve fazer parte da minha vida por um bom tempo”.

E a amiRCo (Amigos da Cultura) de Resende Costa o espera, se possível, recebê-lo de abraços abertos para um recital de piano em sua terra natal que, provavelmente, nunca aconteceu.

LINK RELACIONADO:

A aventura do pianista Aenderson Daher para fazer mestrado em Portugal - www.jornaldaslajes.com.br/integra/a-aventura-do-pianista-anderson-daher-para-fazer-mestrado-em-portugal/1775/

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário