Pilotos aceleram pela décima oitava vez no Enduro das Lajes


Esporte

Vanuza Resende0

Piloto encara trilhas com pedra e morro (Foto Marcos Lima)

Resende Costa sediou pela 18° vez o Enduro das Lajes. No domingo, 23 de junho, mais de 50 pilotos de 24 cidades de Minas Gerais se reuniram na cidade das Lajes para disputar uma prova de 100 quilômetros, a quarta etapa da Copa Estrada Real.

Segundo um dos organizadores do enduro, Jonas Pinto, ao todo foram quase 100 pilotos envolvidos no evento. “Tivemos 57 pilotos participando da prova, mais uns 30 pilotos da Equipe Lajes Off Road, que deram apoio para evitar atoleiros e atuaram em lugares travados com pedras. Quase 100 motos participaram do evento”, disse Jonas.

A participação poderia ter sido maior, mas, em virtude da greve nacional dos caminhoneiros no início do mês de junho, algumas provas foram adiadas e os pilotos tiveram compromissos muito próximos a outros, conforme explica Júlio Assis, que também faz parte da organização do trilhão: “As provas que haveria naquela semana de paralisação foram adiadas; tivemos três provas seguidas, válidas por diferentes campeonatos, o que acaba dividindo um pouco os atletas. É um esporte um pouco caro, que exige bons equipamentos, motos boas. Além do gasto com o transporte, já que muitos pilotos saem de longe para participar.”

As características do território de Resende Costa influenciam na realização das provas e os percursos são elogiados pelos participantes. “A gente pode fazer um desenho de percurso bem feito. E é disso que os pilotos gostam: chegar cansados, mas satisfeitos com o roteiro e com a trilha. Para a gente da organização, isso é muito bom”, comemora Júlio.

No percurso desse ano, foram instalados 70 pontos de controle. Os pilotos precisavam estar atentos ao mapa da prova, distribuído pela organização, para passar em todos os pontos e pontuar o máximo possível. “A cada segundo, o piloto precisa estar atento ao mapa, porque ele está sendo vigiado a todo momento. É um olho na trilha e outro na planilha”, explica Júlio.

Jonas acredita que a prática do enduro, assim como ocorre em tantos outros esportes, é também uma oportunidade para confraternizações. “Tivemos vários pilotos de fora, pessoas que vêm para prestigiar o evento. É um esporte através do qual você faz cada vez mais amizades, pessoas te respeitando, te ajudando. Não tem aquela rivalidade, não tem aquela briga e é muito gostoso estar ali.” Para Júlio Assis, praticar enduro é “viciante”. “Acabou essa prova, a gente já está pensando na próxima.”

 

Premiação

 Os pilotos resende-costenses ficaram em 1º lugar em três categorias. Carlos de Oliveira Barros, na categoria Over 45; Guilherme Aires, na categoria Novatos; Gustavo Daher, na categoria GPS.

Pela categoria Master, o vencedor foi da cidade de Divinópolis - Alan Almeida Amaral. Na categoria Sênior, o piloto Gean Resende, de São João del-Rei, foi o primeiro colocado.  Na Over 40, quem ocupou o 1º lugar no pódio foi o piloto de Santo Antônio do Monte, Cássio Ricardo Ferreira. Pela categoria Júnior, o piloto Renato Gonçalves, da cidade de Lavras, foi o campeão. Na over 50, o piloto Thanus Lancini, de Juiz Fora, ficou em 1º lugar.

 

18 anos de história

Júlio Assis recorda-se de como começou o Enduro das Lajes: “Resende Costa tem uma tradição na realização de enduros. Começou quando, na década de 90, o Edney do Aires (Edney Silva) organizou os cinco primeiros enduros. Depois tivemos uma pausa nas realizações e o evento retornou em 2006, quando eu e Cícero (Chaves) resgatamos o enduro.”

Atualmente, os pilotos de Resende Costa fazem parte da Equipe Lajes Off Road. Segundo Jonas Pinto, a equipe já é reconhecida na região: “Os nossos pilotos são muito elogiados e o pessoal já reconhece a gente. Na Copa Estrada Real, por exemplo, já foram disputadas quatro corridas e, dos 22 pilotos que participaram das provas, trouxemos 21 troféus.”

Para Júlio Assis, a quantidade de pilotos na cidade é motivo de orgulho. “Eu fui com a cara e com a coragem participar de um enduro no ano de 2005 e me apaixonei. Foi por isso que comecei a organizar o evento aqui e não parei mais. Uma outra coisa bem legal é que estou conseguindo levar amigos para provas, esse incentivo é muito bacana. Poder levar o nome de Resende Costa para outras cidades que sediam etapas da competição é muito bom”, conclui Júlio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário