Pinheirense vence o Campeonato Regional ESC 2017

No municipal, o Cajuru venceu nos pênaltis a Ponte Cachoeira numa partida eletrizante


Esporte

André Eustáquio0

Pinheirense, de Prados, campeão do Regional (Fotos PêCê Expedicionários)

Terminou no dia 24 de dezembro de 2017 o Campeonato Regional e Municipal de futebol realizado no Campo do Expedicionários. Foi o primeiro campeonato realizado no Estádio dos Eucaliptos após a inauguração do novo gramado. O regional contou com a participação de oito equipes, de seis cidades: Resende Costa, Entre Rios de Minas, Dores de Campos, Prados, Lagoa Dourada e São Tiago. Cinco equipes participaram do municipal: Expedicionários B, Nova Resende, Ribeirão, Ponte Cachoeira B e Cajuru. “Em 2017, fizemos um regional menor, com menos equipes porque não sabíamos se o campo iria aguentar. Para este ano, o planejamento é abrir para a participação de mais equipes”, diz Márcio Lélis de Resende, presidente do Expedicionários Sport Club.

O campeonato começou no dia 15 de outubro com jogos realizados aos domingos. No dia 24 de dezembro aconteceram as finais do regional e do municipal. O Pinheirense, de Prados, foi campeão do regional, derrotando por 3 x 2 o Fênix, de São Tiago. No municipal, o Cajuru levantou a taça de campeão, derrotando nos pênaltis a equipe da Ponte Cachoeira. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 2 x 2. Nas cobranças de pênaltis, o Cajuru venceu por 6 x 5, brilhando a estrela do goleiro Márcio. Fotão, atacante do Pinheirense, foi eleito melhor jogador do regional.

 

Curiosidade

O presidente do Expedicionários revelou uma curiosidade do campeonato. Quando os representantes dos clubes se reuniram para organizar a competição, Márcio Lélis propôs às equipes um pagamento de 5 reais para cada cartão amarelo recebido pelos jogadores e 10 reais o cartão vermelho. A curiosidade é que o dinheiro arrecadado pela indisciplina dos jogadores seria revertido na compra de frutas para hidratação dos próprios atletas. “Acabava o primeiro tempo e eu oferecia aos jogadores frutas geladas. Eu comprava, no sábado, melancia e laranja, levava para a minha casa, descascava e trazia para colocar na geladeira aqui. As frutas ficavam gelando a noite inteira e eram servidas a todos eles, tanto do regional quanto do municipal”, revela Márcio.

A ideia do Márcio deu tão certo que chamou a atenção dos árbitros que apitaram as partidas do campeonato. “Os árbitros me disseram que iriam levar essa ideia para os campeonatos de São João del-Rei. É claro que a quantidade arrecadada com os cartões não chegou nem perto do custo com as frutas”, diz Márcio, que gastava em média três horas para descascar as laranjas e as melancias. “Minha menina e meu genro me ajudavam. Eles descascavam as melancias e eu, as laranjas. Eram 15 quilos de laranjas para descascar (risos)”, conta o atuante e apaixonado presidente e torcedor do Expedicionários.

 

Planejamento

Para 2018, o calendário do ESC já está praticamente pronto. Após breve período de reparos na gama, os torneios voltarão, começando pelo Campeonato Regional de Veteranos, que o Márcio está chamando de ‘Quarentão e Cinquentão’. “Logo na sequência, os meninos das categorias de base participarão do campeonato de Santa Cruz (Santa Cruz de Minas). Disso eu não abro mão. Quando você traz os meninos para cá, você pode estar tirando muitos deles das drogas e os pais estão acompanhando. O trabalho que o Paulo e o xará (Márcio) fazem aqui é excelente. A gente tem que valorizar e ajudar”, diz Márcio.

A garotada do Expedicionários participará também neste ano da Copa Dadazinho, que é uma competição estadual. A edição de 2017 da Copa Dadazinho aconteceu em Ouro Branco e o Expedicionários participou com a equipe Sub-14. “Neste ano, nós vamos participar e sediar, contando com o apoio da prefeitura. Se não tiver a ajuda da prefeitura, não tem como participarmos”, confirma Márcio.

No segundo semestre, acontecerá o Campeonato Regional e Municipal. Márcio planeja realizar também a Copa Rural. “Eu espero que essa Copa Rural funcione. Serão jogos aqui e nos povoados. É uma forma de você movimentar o futebol nas localidades rurais, oferecendo oportunidade para as famílias assistirem aos jogos”.

O presidente do Expedicionários valoriza o apoio do poder público na realização dos torneios e, como forma de dar oportunidade a todos, incentiva a participação dos times da zona rural do município nos torneios realizados no Expedicionários. “Como a prefeitura contribui para a realização dos campeonatos, uma forma que a gente tem para fazer com que os times da zona rural também participem é realizar um torneio municipal junto com o regional”. Márcio destaca também a presença do público nas manhãs de domingo no Campo do Expedicionários durante o Campeonato Regional e Municipal 2017: “Os torcedores de Resende Costa estão voltando ao campo e prestigiando o nosso futebol. No início (do campeonato), não tinha tanta gente, mas no final eu fiquei até assombrado ao ver a arquibancada lotada de gente”.

 

Interação

Márcio Lélis, presidindo a diretoria do Expedicionários, trabalha incansavelmente para a preservação do futebol amador em Resende Costa. O desejo dele é que os jogadores que atuam pelas equipes do município se unam para formar um grande time competitivo, capaz de representar Resende Costa e levantar muitos troféus nos torneios regionais, como aconteceu em 2017 no Campeonato Regional de Coronel Xavier Chaves, do qual o Expedicionários foi campeão. “A gente sente que as coisas estão fluindo. Que bom seria se conseguíssemos reunir os jogadores da cidade e formássemos um time forte de Resende Costa, participando de torneios regionais. É um tabu que a gente precisa quebrar aqui. Nós temos exemplos de cidades vizinhas, como São Tiago e Prados, que uniram times rivais e participaram fortes dos torneios regionais”.

“Como seria bom se a gente visse também a união de todos aqui da comunidade e as partidas de futebol fossem realizadas nos três campos de Resende Costa: Expedicionários, Boca Junior e Tijuco. O que seria o esporte? Um fator de união”, conclui o presidente do Expedicionários.

 

Análise da notícia

O Campeonato Regional e Municipal 2017, organizado pelo Expedicionários, resgatou uma tradição que há muito havia se perdido em Resende Costa: o torcedor presente no campo prestigiando o futebol amador. Quem acompanhou os jogos nas manhãs de domingo viu um bom público no Estádio dos Eucaliptos. Deu saudade dos tempos em que a programação nas tardes de domingo em Resende Costa era assistir aos jogos no Expedicionários. Naqueles tempos, ainda não havia arquibancadas e iluminação e o gramado não era o tapete verde de hoje. Mas a animação era grande.

Que bom ver novamente o torcedor de volta ao Campo do Expedicionários. Parabéns à competente diretoria do ESC!! Que venham outros campeonatos e o torcedor prestigie! (A. E.)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário