Polícia Militar inaugura sistema de energia solar fotovoltaica em Lavras

Unidade vai tornar-se autossuficiente em energia elétrica com economia de mais de R$ 300 mil


Economia

José Venâncio de Resende0

Placas coletoras de energia solar...

A 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, com sede em Lavras, inaugurou no dia 23 de Março a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaico, dando assim um passo importante em sustentabilidade e economia dos recursos financeiros estaduais.

O novo sistema permitirá que toda a demanda de energia elétrica seja suprida e o excedente produzido injetado na rede de energia elétrica da CEMIG. Estima-se que a energia limpa permitirá uma economia de mais de R$ 300 mil.

Além da economia para os cofres públicos, a 6ª Cia PM Ind MAT ainda contribuirá com a minimização do aquecimento global. Ao produzir energia de forma renovável vai economizar no consumo de energia produzida por usinas hidrelétricas ou termoelétricas.

O sistema fotovoltaico é uma fonte inesgotável de energia elétrica uma vez que a produção é a partir da irradiação da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Entre as suas vantagens, estão a redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida; redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição; baixo impacto ambiental; fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maior demanda; não exigência de área física dedicada; e rápida instalação devido à sua grande modularidade e curtos prazos de instalação, aumentando assim a geração elétrica necessária em determinado ponto ou edificação.

Encontro de gestores ambientais

Na abertura do evento, a 6ª Cia PM Ind MAT realizou o primeiro encontro de gestores ambientais dos 44 municípios que compõem a unidade. As palestras foram proferidas por profissionais capacitados em suas áreas.

O Coronel PM Idzel Mafra Fagundes, diretor de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, abordou o tema “Aspectos da atuação conjunta da Polícia Militar de Meio Ambiente e o Poder Público Municipal”.

O tema “Conflitos socioambientais urbanos e rurais: alternativas de atuação institucional e conflitos urbanísticos no parcelamento de solo” foi tratado pelos promotores de Justiça Bergson Cardoso Guimarães, coordenador das Promotorias de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, e Eduardo de Paula Machado.
Pedro Henrique Magalhães Azevedo, assessor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, falou sobre contratos sustentáveis.

O evento tinha o propósito de fortalecer o diálogo interinstitucional entre os atores estratégicos da comunidade sulmineira. Assim, espera-se alcançar uma nova dinâmica de atuação interinstitucional, prevenindo a eclosão de delitos contra o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª Cia PM Ind MAT

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário