Policial militar dispara e mata cidadão em Lagoa Dourada


Polícia

0

Na madrugada de 31 de janeiro, uma abordagem policial terminou com a morte do motociclista Fábio Silva, de 30 anos, em Lagoa Dourada. O fato ganhou repercussão em noticiários impressos e televisivos e gerou indignação aos moradores da cidade. Fábio foi morto por um policial militar de São João del-Rei, após discussão na porta da sua casa. Ele foi abordado porque pilotava uma moto com uma mulher sem capacete na garupa.

De acordo com o 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em São João del-Rei, os policiais militares se depararam com o motociclista conduzindo uma passageira na garupa sem o uso do capacete de segurança, passando então ao rastreamento para abordar e fiscalizar o condutor do veículo. “Após alguns minutos, localizaram a motocicleta e, durante o contato com o motociclista, constataram que o cidadão, de 30 anos de idade, não possuía carteira de habilitação. Quando estavam sendo tomadas as medidas de trânsito, os ânimos se acirraram, ocasião em que um policial fez o uso de sua arma de fogo, cujos disparos atingiram a região torácica do cidadão. Logo em seguida, o cidadão ferido foi socorrido por uma equipe do SAMU, contudo, lamentavelmente não resistiu aos ferimentos”, diz nota enviada ao JL pela Assessoria de Comunicação do 38º BPM.

Conforme testemunhas, após ser atingido, Fábio tentou entrar em casa, mas foi retirado pelos soldados e baleado mais uma vez. Um vídeo, gravado por populares, registrou os policiais com a vítima na rua. A filha de Fábio, de nove anos, estaria próxima ao portão e teria visto o pai levando os tiros. Na versão apresentada por moradores ao jornal ‘O Tempo’, a vítima foi atingida por três disparos. Vizinhos contaram que ele teria apanhado muito antes de ser executado. Ainda com informações do jornal ‘O Tempo’, após atirar contra Fábio, os policiais teriam demorado horas para acionar o Samu, o que não foi confirmado pela polícia.

Os moradores da cidade ficaram assustados e tensos com o ocorrido. Na madrugada da morte de Fábio, a população protestou em frente à delegacia de Lagoa Dourada e depredou uma viatura. No dia seguinte, algumas pessoas se concentraram em frente à igreja, onde ocorria a missa fúnebre do motociclista. Os protestos continuaram durante o sepultamento de Fábio com cartazes contra a brutalidade da polícia e manifestação pedindo justiça.

 

O 38º BPM informou que os militares envolvidos foram conduzidos para a sede do Batalhão, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. “Todos os autos do processo foram remetidos à Justiça Militar, cujos fatos estão sendo analisados pelo Poder Judiciário. A Polícia Militar de Minas Gerais esclarece que o militar envolvido na ocorrência da madrugada de sábado, dia 31 de janeiro, em Lagoa Dourada, encontra-se recolhido, aguardando os trâmites do processo pelo Poder Judiciário”, explica a nota.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário