Portugal: Resende, Capital da Cereja, recua no desconfinamento do país


Saúde

José Venâncio de Resende0

Resende, capital da cereja (Foto Ideal).

Conhecido por Capital da Cereja, Resende, na região norte de Portugal, é um dos dois municípios do país que recuaram no desconfinamento a partir deste 1º de maio, justamente quando o país avança para a última fase no plano de volta a “normalidade”. (O outro município é Aljezur, no distrito de Faro no Algarve.) A notícia surge em plena colheita, época em que o município deveria estar se movimentando para a realização da tradicional Festa da Cereja.

Resende, no distrito de Viseu, é o concelho onde há mais casos de covid-19 no norte do país. A taxa de incidência está na ordem dos 404 casos por 100 mil habitantes (o limite máximo é 120 por 100 mil). Já Carregal do Sal - outro município da região de Viseu onde se localiza a freguesia resendense de Cabanas de Viriato - não avançou para a quarta fase do desconfinamento. Nestes municípios, há restrições ao funcionamento de restaurantes, cafés, lojas e ginásios. A esperança é de que, na reavaliação da próxima semana por parte do governo, estes municípios acertem o passo com a maior parte do país.

Com o fim do estado de emergência e os primeiros resultados da vacinação (baixos níveis de internação nas UTIs e de mortes), Portugal avança para a última fase do desconfinamento em busca da “nova normalidade” às portas das férias de verão. A partir deste 1º de maio, foram alargados os horários de funcionamento de restaurantes, de shoppings centers e de atividades culturais e artísticas e reabertas as fronteiras com a Espanha (essenciais para os negócios e o turismo), assim como liberadas as atividades físicas aos ar livre, sempre mantendo os cuidados necessários em tempo de pandemia.

Para mais detalhes, ver https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/dos-restaurantes-aos-ginasios-veja-o-que-pode-fazer-ja-este-fim-de-semana

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário